Conheça três exercícios de fortalecimento pélvico que ajudam a reduzir efeitos colaterais da incontinência urinária

0
330
fortalecimento pélvico
fortalecimento pélvico

A Bigfral Moviment, que preza pela importância da rede de apoio feminino e da sororidade com quem tem essa condição, em parceria com a educadora física Priscilla Rabello, montou um treino para realizar em casa com o auxílio de objetos simples

A incontinência urinária é uma condição que pode acometer qualquer indivíduo em diversas faixas etárias. Além de afetar o bem-estar, impacta a feminilidade e pode causar inibição social. De acordo com a bacharel em educação física e instrutora de pilates, Priscilla Rabello, uma das formas mais simples de lidar com a condição é usando a atividade física como uma aliada.

“Conhecer e ter controle do seu corpo é extremamente importante. A prática regular de exercícios ajuda na autonomia e melhora a autoestima e a autoconfiança. Existem diversos exercícios que podem auxiliar, inclusive os específicos para o fortalecimento da musculatura pélvica. Com a prática, ao decorrer do tempo, eles farão com que seja mais fácil controlar o fluxo da urina, evitando assim perdas repentinas e involuntárias”, explica Rabello.

Leia também

O luto precisa ser notado, mas de que forma?

Conheça a série desenvolvida pela educadora física em parceria com a Bigfral Moviment para realizar em casa:

  1. Sente-se com a postura centralizada e abdômen contraído, coloque um travesseiro, almofada ou toalha enrolada entre os joelhos e palma das mãos apoiadas sobre as pernas. Inspire e expire contraindo o abdômen e o travesseiro entre os joelhos, usando os músculos como se interrompesse o fluxo urinário. Faça duas séries de 10 repetições.
  2. Deite-se no chão, joelhos flexionados, pernas e pés alinhados ao quadril, relaxe o pescoço e os ombros, inspire elevando a pelve, desça expirando e comprimindo o abdômen. Faça duas séries de 15 repetições. 
  3. Deite-se no chão e inspire e expire tentando encostar a lombar no chão. Use os músculos que você usa para interromper o fluxo urinário. Faça duas séries de 15 repetições. 
  • Dica: o ideal é realizar os exercícios deitado no chão, podendo colocar um tapete ou toalha para não ficar desconfortável. 

A profissional afirma que é possível fazer contrações simples no dia a dia, enquanto dirige ou no trabalho, expirando e inspirando, contraindo o abdômen e usando os músculos que interrompem o fluxo urinário.

Essas contrações podem ser longas ou curtas e é importante contrair o assoalho pélvico por até 10 segundos (contração longa) ou por 2 segundos (contração curta). Essa repetição ajuda na contração abdominal, alinhamento postural, evitando e controlando a incontinência urinária. 

Além da prática de exercícios para a região, ter um entendimento maior sobre a condição é essencial para evitar que ele se intensifique. Por esse motivo, a Bigfral Moviment, marca líder no Brasil em cuidados para pessoas com incontinência urinária, reforça a importância do auxílio médico para o diagnóstico e cuidado adequado. Isso porque, muitas pessoas, entre homens e mulheres, acabam usando produtos inadequados, como protetores para uso diários ou absorventes comuns, que não são desenvolvidos com o fim de contenção do fluxo de urina e que, a longo prazo, podem ser responsáveis por efeitos colaterais como a dermatite, alergias, vazamentos, entre outros. 

Para atender a demanda das pessoas com essa condição, a Bigfral Moviment, desenvolveu produtos específicos como absorventes e roupas íntimas descartáveis, que são adequados para diferentes níveis de incontinência urinária e atende tanto homens como mulheres de diferentes idades. 

Entre as opções da marca, está a Bigfral Moviment Unissex, uma roupa íntima ideal para incontinência moderada e que possui a exclusiva tecnologia Wet Block, capaz de absorver o líquido rapidamente, mantendo a umidade longe da pele, além de possuir barreiras de proteção antivazamento. Além disso, conta com sistema antiodor que neutraliza odores, traz a sensação de frescor à pele e proporciona discrição.

A marca conta também com produtos dermatologicamente testados e com Aloe Vera que ajuda a manter a pele saudável e protegida. As opções estão disponíveis em farmácias e supermercados de todo o país nos tamanhos do P/M e G/XG, custando a partir de R$19,90. Acesse o site e confira todas as opções de produtos: https://www.lojabigfral.com.br/moviment 

Apesar de ser comumente relacionada à terceira idade, a incontinência urinária é uma condição que pode acometer qualquer indivíduo. De acordo com um estudo da Bigfral Moviment, encomendado para o IPEC (Inteligência e Pesquisa e Consultoria), os mais atingidos são homens e mulheres com idades entre 35 e 54 anos (41%). O segundo lugar nessa lista é ocupado pela faixa etária de 25 a 34 anos, com 25%. Os idosos ocupam o último lugar nesse ranking, sendo que 14% das pessoas com idade superior a 55 anos.

Sobre a Bigfral

A Bigfral (https://www.lojabigfral.com.br/moviment) é especialista em produtos para incontinência urinária, e por meio de seu portfólio completo de produtos para todas as ocasiões, garante segurança e confiança para o dia a dia.  Sempre atenta às tecnologias mais recentes, atua com inovação, oferecendo opções de fraldas, roupas íntimas descartáveis, absorventes e lenços umedecidos, que podem ser encontrados facilmente em farmácias, mercados e marketplaces.

Trata-se de uma marca da empresa belga Ontex, um dos mais importantes fabricantes internacionais de soluções de higiene pessoal, presente há mais de 35 anos no mercado e em mais de 110 países.  

A Bigfral acredita que o lado bom da vida é compartilhar momentos e que ninguém deveria deixar de se sentir parte da família e comunidade em que vive, pela insegurança de que algo possa acontecer.

Buscar especialistas para tratamento e utilizar produtos adequados é fundamental, e a Bigfral é a parceira ideal para essa jornada, proporcionando segurança e confiança para que as pessoas com incontinência urinária possam continuar pertencendo à vida familiar, inseridos na comunidade, fazendo parte dos momentos importantes com quem consideram especiais.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui