Coca-Cola FEMSA Brasil promove curso gratuito de capacitação de ajudantes operacionais em Maringá
Duas turmas formadas por mulheres e refugiados realizaram os treinamentos e receberam certificados de conclusão
A Coca-Cola FEMSA Brasil, maior engarrafadora de produtos Coca-Cola no mundo em volume de vendas, promoveu um curso de capacitação gratuito para formar Ajudantes Operacionais, direcionado para mulheres em situação de desemprego e vulnerabilidade social e refugiados que buscam novas oportunidades no Brasil. A intenção da iniciativa é ampliar as possibilidades de recolocação no mercado de trabalho desempenhando funções em empresas do segmento de bebidas. Duas turmas foram formadas na unidade da companhia em Maringá.
A primeira turma foi formada por 11 mulheres em situação de vulnerabilidade, que realizaram as atividades práticas e teóricas na última segunda-feira, dia 22. A segunda capacitação reuniu 10 mulheres e 6 homens refugiados vindos da Venezuela, que realizaram o treinamento na terça, dia 23. A iniciativa contou com a parceria da Secretaria de Assistência Social de Maringá e do Instituto Sendas, ONG que apoia os imigrantes internacionais para que possam se estabelecer no País com oportunidades de moradia e emprego.
Segundo o instrutor, a primeira turma era formada de mulheres de muita garra, sendo que muitas delas são mães solteiras, que criam seus filhos sozinhas, e estão lutando para buscar um emprego para dar tranqüilidade e segurança para suas famílias. “Foi uma troca de conhecimentos muito gratificantes e acredito que elas saíram daqui mais motivadas e empoderadas para seguirem seus caminhos”, destacou Lara. Já sobre o segundo dia da capacitação com os venezuelanos, Lara destaca que foi uma experiência única. “Foi uma aula onde eu aprendi muitas coisas também. Todos vieram para o Brasil em busca de uma nova perspectiva de vida, oportunidades. Eles deixaram para trás muitas coisas, mas estão seguindo em frente”, finalizou o executivo de treinamentos.
A imigrante vinda da Venezuela, Yolimar Del Carmem Ortega, destaca que todos tiveram uma excelente recepção e um momento proveitoso de muito aprendizado. “Pude aprender no encontro que a Coca-Cola FEMSA tem um grande cuidado com as pessoas durante seus processos de trabalho. Aproveitei ao máximo todas as informações passadas no curso e espero que logo possa colocar em prática os ensinamentos que recebemos na aula. Estou muito agradecida pela oportunidade de participar dessa capacitação”, afirmou Yolimar.
Currículos são cadastrados pelo RH da Coca-Cola FEMSA
Os participantes tiveram seus currículos cadastrados para participarem de processo de seleção na própria Coca-Cola FEMSA e ficarão habilitados a concorrer a vagas, também, nas demais empresas do setor. Ao final da atividade, todos receberam certificado de conclusão do curso de qualificação.
A iniciativa integra um conjunto de ações promovidas pela área de Inclusão & Diversidade e a área operacional da companhia. A gerente de Talento e Cultura da Coca-Cola FEMSA Brasil, Priscylla Haddad, destaca que a empresa está fazendo sua parte para promover a equidade de gêneros em todas as áreas de atuação da empresa. “Um dos principais motivos de a equidade de gênero ainda ser um desafio para o mercado de trabalho é a questão cultural. Muitas posições ainda têm o estereótipo de serem exclusivamente masculinas, como nas áreas técnica e industrial, na distribuição e, também, nas atividades operacionais, funções ainda ocupadas majoritariamente por homens”, destaca.
Além disso, a atividade teve um dia dedicado a refugiados que buscam novas oportunidades no Brasil. “A empresa está colaborando para oferecer oportunidade de qualificação para aumentar as chances dessas pessoas conseguirem reorganizar suas vidas por aqui. A intenção é capacitá-las para que possam conquistar um emprego formal e se inserirem da melhor forma possível na nossa sociedade”, complementou Pryscilla. Todos os protocolos e medidas de prevenção ao Covid-19 foram respeitados durante a capacitação, como o distanciamento, o uso de máscaras e álcool gel.