Ganhar o dia, conquistar a vida
Mais do que ganhar o simples pão do dia, o trabalho permite o desenvolvimento de múltiplas competências e de comportamentos dignos para tratar melhor o próximo
. Com o ofício se tem a dignidade do exercício profissional e o polimento da inteligência e do acúmulo de saberes. Em outras palavras, trabalho é desenvolvimento. Mesmo que seja a contra gosto ou contra o relógio. Com o exercício bem executado, há a satisfação pessoal e o aumento da confiança interna de que a pessoa é capaz. Mas, de onde vem a tarefa feita com esmero? Vontade, conhecimento e oportunidade é a tríade clássica da resposta. Com boa vontade a função é realizada com mais energia e entusiasmo.
O conhecimento fornece as bases racionais para saber as técnicas e parâmetros para a execução favorável. Já a oportunidade retrata a chance de colocar em prática o que foi aprendido. Quem consegue movimentar a tríade de maneira repetitiva ao longo do tempo ganha o bônus do hábito de algo bem feito. De internalizar as lições da excelência como parte do próprio ser.
Mais do que esperar milagres ou resultados fantásticos da primeira vez, busque adotar uma postura de aprendizagem ao longo do tempo.
O fundamental é querer e colocar em prática. Em um mundo-escola, todo desafio é oportunidade e lição de crescimento. É por meio do engatinhar que se aprende a andar e depois a correr. Sejamos como humildes aprendizes que buscam aprender o trabalho, mas sem relaxar.
Paulo Hayashi Jr – doutor em administração pela UFRGS. Professor e pesquisador da Unicamp.