Insurtech Emotion lança o primeiro seguro de vida emocional do país
Para Wladimir Chinchio, CEO da Emotion, a ideia é inspirar as pessoas a celebrarem e eternizar os instantes vividos e suas histórias para as futuras gerações
Quando se olha com atenção o ramo de seguros, o segmento Vida foi o que mais cresceu desde o ano passado. A pandemia provocou uma alta na contratação de apólices, motivada pelo desejo dos provedores das famílias em garantir financeiramente seus parentes e dependentes no caso de ausência. Mas o que chama mais a atenção é o fato de muitos jovens também estarem buscando essa proteção.
Segundo dados da Confederação Nacional de Seguradoras (CNSeg), as apólices de seguro de vida, tiveram alta de 32%, quando se compara os 12 meses (entre setembro de 2020 e agosto de 2021) ao mesmo período entre 2018 e 2019, na pré-pandemia. Para efeito de comparação, por exemplo, o seguro de automóveis registrou um tímido aumento de 3,3%. E o seguro-viagem sofreu uma queda de 63%, devido às limitações impostas por muitos governos.
Outra informação de destaque é o boom das insurtechs no Brasil, atualmente o país detém 32% de todas as startups do segmento em toda a América Latina. São cerca de 129 delas, segundo informações da Latam Insurtech Journey. E, em 2022, a expectativa é aumentar ainda mais esse mercado.
As seguradoras estão cada vez mais atentas aos desejos e mudanças de comportamento de seus clientes, que tem dado bastante preferência aos serviços que trazem autonomia, praticidade e rapidez. A inteligência artificial ajuda a encurtar processos, pedindo menos informações, mas analisando muito mais dados, em uma velocidade muito maior. Esta, sem dúvida, será uma tendência que aparecerá por muitos anos em todas as previsões.
Seguros surgiram como uma forma de contornar as tensões da vida e até então, o olhar esteve centrado em como oferecer recursos materiais para lidar com as dificuldades. Porém, essas circunstâncias envolvem também desconforto mental e emocional (por vezes severo) e esse fator pode ser tão ou mais importante do que as questões materiais. No caso de iminência de morte, o aspecto emocional se torna crítico. Muitas das vezes, o segurado ou um beneficiário de um seguro de vida, lida com emoções de desespero, angústia e tristeza.
Nesse contexto, partindo de um olhar mais humanizado e acolhedor, a startup Emotion é pioneira e criadora de uma nova categoria de proteção: o seguro de vida emocional. São serviços que além da cobertura financeira, promovem um conforto emocional ao segurado e aos beneficiários do seguro. Para eternizar histórias de vida, disponibiliza serviços que vão além da cobertura financeira, promovendo o conforto emocional de seus beneficiários.
Para Wladimir Chinchio, CEO da Emotion, a ideia principal foi criar um produto que amenizasse a dor da perda. “Todos nós conhecemos alguém que perdeu uma pessoa querida e daria tudo para ter um último abraço, um último adeus, um último eu te amo! Queremos entregar às pessoas a oportunidade de declarar o seu amor mesmo depois do fim. A Emotion foi criada para desenvolver produtos de seguros que amenizem essa dor, incentivando as pessoas a celebrarem e eternizarem suas histórias de vida”, explica o empreendedor e especialista em tecnologia, que atua com seguros há mais de 25 anos.
Sobre a Emotion Seguros
A Emotion é a primeira seguradora criada para inspirar pessoas a celebrar e a eternizar suas histórias de vida. Pioneira ao criar os seguros emocionais, a seguradora digital utiliza o conceito de marca como terapia somado ao uso da Inteligência Artificial para oferecer a melhor experiência na utilização do benefício aos clientes, de forma segura e acolhedora.
A startup é liderada pelo CEO Wladimir Chinchio, que possui mais de 25 anos de experiência no setor de seguros. Investidor anjo, ele também é fundador da Vayon Insurance Solutions, aceleradora de soluções digitais para o mercado de seguros.
Mais informações Emotion Seguros