Prefeitura de Maringá recebe secretária de Desenvolvimento de São Paulo para palestra sobre Plano Diretor
A Prefeitura de Maringá amplia as ações de transparência e participação popular nas decisões do desenvolvimento da cidade. A próxima iniciativa está no debate do Plano Diretor com a comunidade. No dia 2 de fevereiro o Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Maringá (Ipplam) promoverá um evento online com participação da secretária de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo da Prefeitura de São Paulo, Aline Cardoso. Ela falará sobre seu trabalho na maior cidade da América do Sul.
O Ipplam visa identificar novos desafios e oportunidades e também receber sugestões sobre o desenvolvimento de Maringá. “Estamos atendendo normas do Estatuo das Cidades que exige esse tipo de ação”, justifica a presidente do Ipplam, Bruna Barroca. “Temos uma gestão democrática e sempre damos oportunidade da população participar”.
Aline Cardoso falará como foi elaborar o Plano Diretor paulistano, apontado como avançado, inclusivo, inovador e moderno e que foi premiado pela Organização das Nações Unidas (ONU). O link para o evento será divulgado nos próximos dias.
O Plano Diretor aborda o crescimento da cidade, criação de loteamentos, construção de prédios e moradias, entre outros. A revisão do Plano Diretor deve acontecer a cada dez anos. A Prefeitura debate com a comunidade, recebe sugestões, faz apresentações para diferentes segmentos da sociedade e do serviço público. A Prefeitura de Maringá já elaborou um documento com mais de mil páginas, resultado das sugestões e audiências feitas até o momento.
O QUE – O Plano Diretor segue quatro etapas: mobilização e proposta metodológica; análise temática integrada ou do diagnóstico; diretrizes e proposições; legislação e implementação. Será base para o desenvolvimento da cidade na próxima década e fundamental para ratificar Maringá como a melhor cidade para se viver no Brasil.