Reestruturação do PDT em Maringá
Caros Colegas Trabalhistas
Em abril de 2021, por convite da Executiva Estadual do PDT do Paraná, reforçado pelas lideranças do partido, nos filiamos e assumimos a direção da Comissão Provisória do PDT em Maringá. Nesta ocasião, fomos incumbidos de compor uma nova executiva, viabilizar a chapa de vereadores e a participação nas eleições majoritárias. Também fomos orientados a reaproximar a agremiação partidária das diretrizes estaduais e nacionais e do programa trabalhista. Sem recursos humanos e financeiros disponíveis e infraestrutura instalada, assim procedemos. Em oito meses, mesmo em um ambiente de grande adversidade, cumprimos todos os nosso compromissos: registramos a nova executiva (Comissão Provisória); homologamos a chapa de vereadores; e lançamos um candidato a vice-prefeito. Ao final do processo, o PDT de Maringá dobrou sua representação no legislativo. Ainda que com dois vereadores, passou a ter a maior bancada junto com uma única outra sigla. Nesta caminhada, dentro de um ambiente de transparência, austeridade e ética, recebemos importante auxílio da Executiva Estadual que nos viabilizou serviços essenciais de advocacia e contabilidade. Finalizamos os trabalhos sem dívidas ou ações na justiça.
A próxima etapa para a consolidação do PDT no município seria a renovação ou composição de uma nova executiva, considerando que o mandato da Comissão Provisória encerrou em 31 de dezembro de 2020. No entanto, não foi possível até o momento, por diversos motivos, dentre os quais destacamos: a pandemia da Covid -19, que inclusive levou um dos nossos membros da Comissão Provisória, a quem rendemos nossas homenagens; dificuldades no ambiente partidário, que ainda necessita de renovação e amadurecimento; e a falta de estrutura. Apesar desta lacuna, pudemos organizar em Maringá, com a colaboração de nossos vereadores do partido, em 27 novembro de 2021, a segunda etapa do Projeto Paraná.
Neste momento, devido a incompatibilidade de projetos pessoais com outras demandas e a indisponibilidade de tempo exigida para estar a frente da estruturação da executiva local e do planejamento e gestão do processo eleitoral em 2022, anunciamos nosso afastamento do PDT, agradecendo a confiança em nós depositada, pela Executiva Estadual e pelos membros que junto conosco compuseram a Comissão Provisória por nós presidida entre abril e dezembro de 2020.
Nos despedimos desejando sucesso à agremiação e aos que assumirem sua gestão, assim como o pleno êxito nas próximas eleições.
Nos mantemos firmes, como os colegas, na luta por um país mais justo, solidário e autônomo.
Cordialmente,
Prof. Ricardo Dias Silva Mensagem enviada no grupo da Executiva Municipal pelo ex-presidente Ricardo Dias Silva.