Fábrica da Coca-Cola FEMSA Brasil de Maringá é referência em eficiência hídrica e consumo consciente
Na semana em que é celebrado o Dia Mundial da Água, planta maringaense se destaca quanto ao uso eficiente, preservação de recursos hídricos e práticas sustentáveis
A sustentabilidade das suas operações é um dos pilares da atuação da Coca-Cola FEMSA Brasil. Nesta semana em que é celebrado o Dia Mundial da Água, a planta da companhia localizada em Maringá, no Norte do Paraná, se destaca como referência em eficiência e consumo consciente de um dos recursos naturais mais importantes para a sociedade. Projetada para gerir com excelência o uso e reaproveitar ao máximo parte da água utilizada nos processos industriais, a fábrica maringaense ainda adota práticas sustentáveis como a lavagem a seco dos caminhões da frota própria para ampliar ainda mais a economia e eficiência hídrica da unidade.
A planta de Maringá conta com a certificação LEED (Leadership in Energy and Environmental Design) e foi desenvolvida, desde o seu projeto e construção, seguindo requisitos específicos para obter essa distinção. No último ano, a fábrica atendeu as iniciativas do programa Top 10 Water Saving Initiaves, desenvolvido pela The Coca-Cola Company, que reúne práticas para reduzir o consumo de água no processo de fabricação. Entre elas, estão a utilização de efluente tratado nos sanitários, que totalizou no ano de 2021 a recuperação de mais de 2 mil m3. Esse reaproveitamento só é possível graças a eficiência da estação de tratamento de efluentes (ETE) da unidade, que conta com performance acima de 98% de remoção de carga. Além disso, parte da água já utilizada nos processos fabris é redirecionada ao resfriamento das torres, lubrificação de esteiras e limpeza de piso, entre outros usos, o que totalizou a reutilização de mais de 11 mil m³ de água no último ano.
Para ampliar ainda mais sua eficiência hídrica, a planta adota desde 2017 o processo de lavagem a seco dos caminhões da frota própria. Para cada caminhão lavado no método convencional é utilizado, em média, 575 litros de água. Desta forma, apenas em 2021, foram economizados mais 400 mil m³ de água com o processo realizado a seco. Se somarmos a esse número a lavagem das frotas dos centros de distribuições próximos de Cascavel e Foz do Iguaçu, que também é realizada a seco graças a parceria firmada com uma empresa terceirizada, a economia de água chega a mais de 1.000.000 m³ no último ano.
Nos últimos 20 anos, a companhia reduziu em 46% o consumo de água em seus processos de produção, através da execução de práticas internas de gerenciamento dos recursos. Além disso, a companhia está em processo de implementar iniciativas e projetos inovadores que farão com que a planta de Maringá se destaque ainda mais dentre as operações mais eficientes na gestão dos recursos hídricos da Coca-Cola FEMSA Brasil.