Sustentabilidade e tendências em tecnologia para mercado cervejeiro
De 30 de maio a 1º de junho, a 16ª edição da Brasil Brau, Feira Internacional de Tecnologia em Cerveja, acontece no São Paulo Expo, reunindo players da cadeia produtiva do setor cervejeiro nacional e internacional. Com mais de 100 marcas confirmadas para apresentar produtos, serviços e tecnologias, a feira ecoa para o mercado cervejeiro uma temática que vem sendo amplamente debatida, especialmente no contexto pós-pandemia: o da sustentabilidade. Lançamentos que corroboram a busca por processos mais sustentáveis aparecem de diferentes formas entre as novidades que serão expostas para o público da indústria cervejeira.
A maltaria Agrária, com atuação na América Latina, apresentará o novo Malte de Trigo Nacional, produzido com a qualidade característica de seus insumos. A empresa, que atende cerca de 30% do mercado nacional de malte, reafirmou ainda mais seu compromisso ambiental em 2021, lançando um relatório de responsabilidade e passando a ser signatária do Pacto Global da ONU.
Parceira de longa data da Agrária, a Prozyn, especializada na aplicação de enzimas e bioingredientes há 30 anos, também se prepara para apresentar inovações que seguem as tendências globais de mercado, como tecnologias naturais e clean label para o setor.
Já a MEMO, reconhecida na América Latina como líder de mercado na produção de chopeiras elétricas, torres de chope, pré-resfriadores e acessórios, levará para a feira um novo sistema de autosserviço de chope para eventos, bares e restaurantes, além de lançar uma linha de chopeiras ecológicas.
Em matéria de barris, a Rkeg, distribuidora oficial dos produtos da Europlast Kazan Plant, apresentará barris plásticos de 5, 10, 20 e 30 litros com conexões tipo S/D/A/G. A Europlast Kazan Plant integra a Europlast Business Association, com nove fábricas na Rússia que realizam o ciclo completo de produção da matéria-prima e produção de embalagem de plástico à reciclagem de garrafas PET e reutilização de embalagens.
No caso da Techfilter, que trabalha em busca de soluções e tecnologias para tratamento, reuso e filtração de água e fluidos, a grande novidade ficará por conta de um equipamento de filtração de cerveja, clarificação, estabilização e tratamento de fundo de tanque por membrana cerâmica. Em geral, técnicas de separação por membrana oferecem vantagens significativas, se comparadas com tecnologias tradicionais, incluindo a separação de moléculas e microrganismos, menor impacto térmico sobre produtos, consumo moderado de energia e sistemas modulares.
As últimas tendências em embalagem, fermento, moinho, envase e muito mais
Honrando seu compromisso em conectar marcas produtoras e consumidoras por meio das últimas tendências para a indústria da cerveja, a Brasil Brau contará com muitas outras novidades do setor, transitando de ponta a ponta pela cadeia cervejeira. A internacional Fermentis by Lesaffre, líder global no fornecimento de fermentos para a indústria, por exemplo, apresentará novas embalagens de 100g para produtos destinados às cervejarias, com o objetivo de agilizar e adequar dosagens a volumes menores de produção.
Já a partir da NKA Schiavetto, especializada em equipamentos e instalações de alta tecnologia para a melhoria da produtividade e da qualidade no processo de fabricação de cervejas artesanais, o público poderá conhecer o Sistema de produção High Gravity Brewing, direcionado para o setor artesanal, além do moinho de malte mais avançado do mercado nacional. Enquanto isso, a IG Máquinas oferecerá máquinas de envasamento de barris com produção automática e eficiente, enchedoras e tampadoras para cervejas em garrafas.
Haverá ainda novidades em logística, barris e growlers, plataforma de gestão para cervejarias, pisos e revestimentos, enchedoras, cursos, lúpulos, copos, taças e canecas, livro e diversos equipamentos e serviços. Acesse o site da Brasil Brau para conferir todas as marcas participantes.
A Feira
A 16ª edição da Brasil Brau – Feira Internacional de Tecnologia em Cerveja – espera atrair cerca de 6.500 visitantes de diferentes regiões do Brasil e internacionais. A programação inclui o 17º Congresso Brasileiro de Ciência e Tecnologia Cervejeira, o IV Prêmio Brasil Brau de Gestão de Negócios em Cerveja e a segunda edição do Brewer Lounge – um espaço de exposição dedicado à apresentação de conteúdo para unir abordagem técnica com degustações orientadas de cervejas.
A missão do evento é criar oportunidade para quem deseja planejar lançamentos, encontrar novos clientes, estreitar o relacionamento com clientes atuais, investir na ampliação do negócio e se posicionar entre os líderes do segmento. Outro diferencial está na política de admissão do público, que valoriza a participação de profissionais com vínculo comprovado com o setor.
Organização e patrocínio
A Brasil Brau 2022 tem promoção e organização da GL events Exhibitions. Patrocinam o evento as empresas Fermentis by Lesaffre e IFF. O Brewer Lounge tem patrocínio da CHR Hansen e Biomérieux. O Instituto da Cerveja Brasil (ICB) faz a curadoria do Congresso. A Revista Engarrafador Moderno e a Revista da Cerveja, líderes de comunicação no segmento, são apoiadores de mídia da edição.
Sobre a GL Events
A francesa GL events é um dos maiores grupos do setor de eventos no mundo, com sede em Lyon. A companhia está presente em 24 países, nos quais administra 40 espaços para eventos. O grupo já realizou mais de quatro mil eventos, inclusive Copas do Mundo, Olimpíadas, festivais de música e cinema. No Brasil, a companhia mantém escritórios no Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais e Paraná.
Serviço
Brasil Brau 2022 – 16ª Feira Internacional de Tecnologia em Cerveja, 17º Congresso Brasileiro de Ciência e Tecnologia Cervejeira, Brewer Lounge e IV Prêmio de Gestão de Negócios em Cerveja
Data: 30 de maio a 1º de junho de 2022
Horário: Feira de 13h às 20h; Congresso de 9h às 17h
Local: Pavilhão 3 São Paulo Expo Exhibition&Convention Center – Rodovia dos Imigrantes, Km 1,5 – São Paulo – SP – Brasil
Para acessar a feira, é necessário realizar o credenciamento online no site da Brasil Brau. Durante os dias de evento, será exigida, na entrada, a comprovação de vínculo com o mercado cervejeiro. Caso não seja um profissional do setor, haverá compra de ingresso durante os dias de evento.