Mercado de imagem pessoal cresce e ganha destaque no Brasil
Especialista explica a importância da imagem pessoal estar em equilíbrio com os objetivos profissionais e como pode influenciar no dia a dia
Hoje, o mercado brasileiro possui um alto índice de consumo de produtos de beleza e higiene, sendo um dos países que mais comercializam esses itens, ficando atrás somente do Japão e Estados Unidos e, segundo a plataforma CupomValido.com.br, é o nono em vendas de roupas e acessórios. Os dados mostram como a atenção e preocupação do brasileiro vem crescendo quando o assunto é a sua imagem.
Em meio a tantas opções e propostas de estilos, construir uma imagem que represente a sua personalidade e seus objetivos, pode ser desafiador. Como consultora de estilo, mentora e professora há mais de oito anos, Elisa Kohl afirma que a aparência pode sim influenciar diretamente na vida profissional. “Nossa imagem mostra como somos percebidos por nossos colegas e é definida pela forma como os outros nos veem. Dicionários determinam imagem como ‘reputação’, uma forma de pensar no nosso exterior para atingir objetivos pessoais e profissionais. E essa é uma jornada de autoconhecimento, para saber quem você é, sua demanda e seus desejos”, destaca.
Para conquistar uma boa reputação da sua imagem no ambiente de trabalho, a especialista explica que é preciso harmonizar o dress code com o posicionamento pessoal. “Pesquisas mostram que a primeira impressão está diretamente associada à linguagem pessoal, ao tom de voz, ao modo de falar, à imagem e ao vestuário. Ao avaliar o poder da percepção instantânea que o cliente tem sobre o que transmitimos, temos nas mãos a possibilidade de trazer uma imagem associada ao profissionalismo, segurança e confiança durante negócios, vendas e reuniões”, ressalta Elisa. De acordo com uma pesquisa realizada pelo Management Institute of Tecnology dos EUA, são necessários apenas 3 segundos para que as pessoas formem uma primeira impressão ao se depararem com alguém pela primeira vez.
Para construir a imagem pessoal é preciso autoconhecimento, mas a consultora de imagem adianta algumas dicas que já podem ser adotadas no dia a dia, a partir de hoje. “O primeiro passo é entender aonde se quer chegar e avaliar qual mensagem precisa ser transmitida neste caminho. Depois de feita a análise, é indispensável entender quais comportamentos precisam ser excluídos, intensificados ou adquiridos para essa conquista. Nesse processo a contribuição de um especialista pode acelerar o caminho, construindo uma trajetória certa para atingir os objetivos”, ressalta Elisa.
Mas o assunto chama a atenção não só pelas curiosidades e descobertas que cada cliente tem após passar pelo processo de consultoria, mas também pela alta demanda que vem apresentando. E neste cenário, ainda de acordo com Associação Internacional de Consultores de Imagem – AICI, em números proporcionais, a cidade brasileira onde a consultoria de imagem mais se expande é Curitiba. Além disso, recentemente, marcas passaram a contratar serviços relacionados ao assunto para que possam aumentar a qualidade das vendas e assessorar de forma correta os clientes.
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