Delegado e Vereador Luiz Alves: “situação apenas de despreparo do tal Chefe de segurança do governo”
Caríssimos colegas Policiais de todas as forças de segurança, só posso dizer que foi um situação lamentável e, espero, que fruto apenas de despreparo do tal Chefe de segurança do governo.
Toda a celeuma se desenvolveu porque eu, convidado para ir na abertura oficial da expoinga, resolvi ir armado:
Armado porque estava de serviço, apesar do Estatuto da Polícia Civil me garantir a prerrogativa de andar armado mesmo fora de serviço;
Armado porque prendo pessoas, sou ameaçado e preciso estar pronto para me defender;
Armado porque essa foi a ferramenta que o Estado me cedeu para defender a sociedade.
Por óbvio que não havia qualquer parâmetro legal que determinasse o meu desarmamento e por isso disse que não ficaria num evento onde não era bem quisto, não me desarmaria e fui embora.
Claro que havia indícios da prática de possível abuso de autoridade por parte do agente a serviço da Casa Militar, agindo, ao que parece, ao alvedrio da Lei, mas qualquer conduta repressiva imediata seria temerária e geraria mais transtorno do que solução e eu não poderia colocar em risco a integridade física daqueles que juramos defender.
Claro que fica a decepção pela falta de noção e preparado daquele que deveria conhecer um mínimo da legislação que envolve porte de arma, prerrogativas funcionais e a própria precedência entre autoridades civis e militares, mas podem ter certeza que farei a LEI ser cumprida.
O constrangimento não foi só porque eu como cidadão tinha o direito de estar ali; ou porque como Vereador representava o Poder Legislativo local e parcela da população. A decepção foi muito maior pelo fato de ser um Policial efetivo, devidamente investido e no exercício das minhas funções com o dever primordial de proteger justamente aqueles que lá estavam.
A conduta desse servidor foi ilógica, desarrazoada e precisa de reparos, sem dúvidas.
Seguimos firmes em defesa de quem precisar.
Obrigados a todos pela consideração aqui demonstrada.
Abraços
Luiz Alves
Delegado de Polícia