Maringá avança e garante acesso a higiene menstrual por meio do projeto “Dignidade e Proteção”
A gestão municipal tem o compromisso de garantir qualidade de vida e acesso à saúde pela população. Neste sentido, muitas ações são realizadas. Uma delas tem foco no combate à pobreza menstrual. No último ano, Maringá conquistou ainda mais avanços nesse sentido com a implantação do programa “Dignidade e Proteção”, da Prefeitura de Maringá.
Em 2021 o município, por meio da Secretaria de Políticas Públicas para Mulheres, distribuiu mais de 18 mil absorventes e coletores menstruais, com foco nas mulheres em vulnerabilidade social. Neste ano já foram cerca de mil unidades e a meta é chegar a 25 mil entregas.
Os absorventes e coletores são distribuídos para entidades, escolas e mulheres privadas de liberdade ou cadastradas nos Centros de Referência em Assistência Social (CRAS). Os produtos são coletados por doações e o município está em processo de aquisição dos itens por meio da lei 11.333/21, de autoria do Prefeito de Maringá, Ulisses Maia, que prevê a compra e entrega dos itens para mulheres em situação de vulnerabilidade.
A falta de absorventes afeta diretamente, por exemplo, o desempenho escolar e qualidade de vida das pessoas que menstruam. “Um levantamento mostrou que uma a cada cinco jovens já faltou à escola por não ter absorventes. Isso é gravíssimo. A ação da prefeitura proporciona dignidade às pessoas, além de quebrar o tabu em torno da menstruação”, ressalta a secretária da Mulher, Terezinha Pereira.
DOAÇÃO – A população e empresas que desejarem doar absorventes e coletores podem entregar diretamente na Secretaria de Políticas Públicas Para Mulheres – av. Papa João XXIII, 497 – Zona 01, de segunda a sexta, das 8h às 11h30 e das 13h às 17h30.