Dr Edilson Barbosa: é preciso descentralizar e desburocratizar o SUS”
Em uma das inserções que o MDB colocou no ar, o médico Edilson Barbosa fala sobre a necessidade de descentralizar e desburocratizar o SUS.
Entramos em contato do Dr. Edilson para saber melhor sobre o assunto.
Redação O Diário de Maringà : O que o senhor quer dizer em descentralizar e desburocratizar o SUS?
Dr. Edilson Barbosa: É evidente a importância do SUS na vida do cidadão, isso foi confirmado durante toda a pandemia. Os profissionais são capacitados, o sistema tem recurso, mas temos a necessidade de avançar mais.
Redação O Diário de Maringà : Se tem profissional capacitado e recursos, por qual motivo ainda há muita reclamação.
Dr. Edilson Barbosa : É necessário revisar os protocolos que dão acesso ao sistema, discutir com a comunidade e profissionais da área, pois são esses “protocolos” que em sua maioria dificultam os procedimentos. Deixo claro que é necessário te-los, mas não tenho dúvidas que precisam ser atualizados para melhorar o atendimento a população. Recursos existem, profissionais capacitados também, o que precisamos é pautar em uma melhor gestão administrativa e de apoio aos que fazem parte do sistema.
Precisamos possibilitar ao cidadão canais de acesso e de informação, fortalecer as ouvidorias pois são elas que podem mensurar o que está acontecendo naquele momento e com esses dados o gestor poderá tomar as providências necessárias para resolver as demandas. Na condição de médico e também de gestor acredito ser necessário realizar um amplo detate para melhorar ainda mais o atendimento.
Veja uma das inserções na tv que está chamando para a discussão do tema: