Partilha de 1000kg de alimentos, em Japurá/Pr
Na tarde deste sábado (23/07), famílias do MST das regiões Centro Oeste e Noroeste do Paraná se reuniram para realizar uma ação de solidariedade junto à famílias em situação de vulnerabilidade de Japurá, Vale do Ivaí.
A ação, que contou com apoio de lideranças populares locais, foi realizada em alusão ao Dia Mundial da Agricultura Familiar Camponesa, 25 de julho, e ao Dia do Trabalhador e Trabalhadora Rural, 28 de julho, e distribuiu 1 tonelada de alimentos para 60 famílias previamente cadastradas.
Os produtos industrializados como arroz, feijão, derivados de milho sem transgênicos, açúcar mascavo orgânico, melado orgânico e iogurte, vieram de quatro cooperativas de famílias assentadas pela Reforma Agrária no Paraná. Também foram doados produtos in natura como abóbora, mandioca e batata doce provenientes dos acampamentos dos municípios de Quinta do Sol, Barbosa Ferraz e Peabiru.
As famílias, no ato de recebimento das cestas, foram provocadas a se atentarem para a importância de se organizarem em Comitês Populares para debaterem os seus reais problemas, como: geração renda e a escassez de alimentos, no sentido de buscar a superação de seus limites.