Padres suicidas: algo não vai bem

Padres suicidas: algo não vai bem

Não só podemos, mas devemos nos perguntar se tudo está bem com os Padres; ainda mais sabendo outro Padre se suicidou no Brasil. (Imagem: Pixabay)

No dia 04 de agosto, a liturgia católica celebra a memória de São João Maria Vianney, o Santo Cura D’Ars. Pároco de uma pequena cidade do interior francês, tornou-se conhecido por seu zelo pastoral e cuidado para com todas aquelas e todos aqueles que dele se aproximavam à procura da misericórdia de Deus pelo Sacramento da Reconciliação. É conhecido o tempo que o Cura D’Ars passava atendendo confissões de fiéis que peregrinavam dos mais diversos locais da França, ao longo da primeira metade do século XIX.

Igualmente, no dia 04 de agosto, comemora-se o “dia do Padre”; até poucos anos atrás, o dia do Cura D’Ars era o dia dos párocos, mas Bento XVI o proclamou patrono de todos os Padres e não somente daqueles que estão à frente das comunidades paroquiais. Contudo, em 2022, não só podemos, mas devemos nos perguntar se tudo está bem com os Padres; ainda mais sabendo que dois dias antes de seu dia outro Padre se suicidou no Brasil.

Já tivemos a oportunidade de refletir sobre a dor do suicídio de Padres (https://www.bemparana.com.br/blog/teologiaeinclusao/a-dor-do-suicidio-nove-padres-se-suicidaram-em-2021-o-que-fazer#.YYu5plXMKpp), mas convém avançar mais no tema. É pertinente não só especularmos sobre as possíveis causas psíquicas que levam um “homem de Deus” a tirar sua própria vida; pensamos que é mais que urgente mergulhar no sentido da vida ministerial, na sua Teologia, e a partir disso vislumbrar as estruturas eclesiásticas e sua validade no século XXI porque claramente algo não vai bem.

Angeloni abre estacionamento para patinadores em Maringá

Francisco convocou a Igreja para uma “caminhada sinodal”; o Papa que veio do “fim do mundo” tem se mostrado muito comprometido com o processo de abertura e reforma da Igreja iniciado pelo Concílio Vaticano II (1962-1965). O ponto de partida dos bispos que se reuniram, em Roma para a ocasião, já não era a contraposição Igreja x mundo, mas Igreja em sua missão no mundo. Não se tratava mais de uma sociedade perfeito, como definiu São Roberto Belarmino no período tridentino, mas do Povo de Deus peregrino, como apresentou a Constituição Dogmática Lumen Gentium sobre a Igreja (LG II).

No centro já não está mais o clero ou a hierarquia, assim comumente chamada, mas o Povo reunido por Jesus de Nazaré, na força de seu Espírito, para Deus, o Pai (At 20,28; 1Pe 1,23; 2,9-10). A leitura atenta dos Evangelhos e demais textos do Novo Testamento nos indicam claramente que Jesus não se ocupou com a formação de uma “casta sacerdotal”, mas percorreu a Galileia e subiu a Jerusalém anunciando a proximidade do Reino de Deus, que permite às mulheres e aos homens assumir uma vida nova marcada pela fraternidade e pela justiça. Ele nunca se identificou com o “sacerdócio” do Templo de Jerusalém, o que nos leva a contemplá-lo mais como leigo que como clérigo, no sentido atual dos termos (SOBRINO, 1994, p. 191).

Aqueles que foram colocados à frente das comunidades de discípulas e discípulos de Jesus, sobretudo os Doze, não tinham uma função cultual, em primeiro lugar, mas se dedicavam à oração e à Palavra (At 6,4). Eles deram continuidade à missão do anúncio do Reino de Deus, levada a cabo pelo Mestre. Não eram homens que se dedicavam somente à Eucaristia, mas que a celebravam em um contexto comunitário; de fato, o sentido da celebração eucarística era a proximidade do Reino.

Podemos dizer que até o I Concílio de Niceia (325), aqueles que presidiam as comunidades não estavam sobre elas, mas precisamente nelas; “caminhavam juntos” com aquelas e aqueles que aderiam à fé em Jesus. Tudo isso, porém, passa por profundas mudanças com a conversão do Cristianismo a religião oficial do Império Romano; as palavras aqui usadas são propositais, porque o que pretendemos destacar não é o Império Romano que se tornara cristão, mas a Igreja que se tornou imperial.

Bispos, até então membros de comunidades locais, passaram a se revestir de honrarias e privilégios; a palavra “clero” que passou a usada para se referir a dignitários eclesiásticos estava carregada dessa concepção. A liturgia, até então entendida como “obra do povo”, isto é, segundo sua etimologia, passa a ser função clerical e performada em grandes templos, as basílicas. Esse processo de distanciamento do clero só começou com a conversão da Igreja ao Império; o processo se aprofundou ainda mais na Idade Média, especialmente com a reforma gregoriana do século XI, e na Idade Moderna com o Concílio de Trento e o período seguinte. Porém, as consequências desse processo trazem sérias implicações para a Igreja em pleno século XXI.

Jorge Costadoat, jesuíta chileno, apresentou há pouco uma expressão que condensa o processo: a “sacerdotalização” do ministério ordenado e, consequentemente, de toda a Igreja. Segundo o teólogo, a “des-sacerdotalização” é urgente, se pretendemos edificar uma Igreja verdadeiramente sinodal, isto é, uma Igreja em que todas e todos “caminham juntos” (https://www.religiondigital.org/cristianismo_en_construccion/des-sacerdotalizar-Crisis-Sacerdocio_7_2424727513.html). Usualmente o clericalismo é apontado como o empecilho mais grave para a sinodalidade, mas o clericalismo está diretamente vinculado à moral, ou seja, à conduta dos ministros ordenados; não obstante, a “sacerdotalização” expressa um desvio teológico desse ministério e de seu exercício na Igreja.

Embora já tenhamos mencionado, vale remarcar que o processo de distanciamento dos ministros ordenados – principalmente de bispos e de padres – da comunidade está unido a processo de “privatização” da fé, iniciado com a conversão da Igreja ao Império e muito acentuado na Idade Média. A prática comunitária da fé, central para as comunidades cristãs dos três primeiros séculos, sede espaço à uma vivência individual exageradamente marcada pelo mérito do indivíduo. O centro deixa de ser o anúncio do Reino de Deus e se torna o acúmulo de “boas obras” para alcançar o “céu”; dentre essas “boas obras”, a principal era a participação no sacrifício eucarístico (TABORDA, 2011, p. 115). Podemos dizer, portanto, que há um duplo distanciamento: do “clero” da comunidade e da Igreja do anúncio do Reino de Deus, a missão de Jesus de Nazaré.

Torna-se central para a Igreja a vida em torno dos templos; a comunidade já não é mais no foco da ação eclesial, mas um território geográfico cujo centro é o templo, a paróquia. Ainda hoje, vivemos em nossas dioceses o modelo da Paróquia tridentina centrada no templo e na figura do pároco.

Não só o esvaziamento dos templos, mas o envelhecimento do rebanho católico é notório. Não se trata de um fenômeno vivido somente na Europa, vemos isso com grande frequência nos países que até pouco tempo atrás eram a esperança do Catolicismo para o século XXI. As paróquias das grandes cidades brasileiras, por exemplo, já não possuem o mesmo vigor de 30 ou 20 anos. Ao mesmo tempo, o peso da administração de um patrimônio gigantesco vem achatando o cuidado pastoral; não são poucos os conselhos paroquiais que mais se dedicam a festas e a eventos que propriamente à evangelização. Algo não vai bem.

Todo esse peso cai diretamente sobre as costas do “homem de Deus” que está à frente da paróquia. Além de ter que ser “sagrado”, o padre também deve ser bom administrador, simpático, falar bem… Muitos insistem que devemos olhar os padres como seres humanos e não exigir demais deles, será essa a solução? Não deveríamos “des-sacerdotalizar” o ministro ordenado e repensar nossas estruturas tão baseadas nessa figura? Não se trata somente de um questionamento especulativo, trata-se de recuperar a relevância da mensagem de Jesus de Nazaré no século XXI. Infelizmente, como o ministério vem sendo exercido, isto é, “sacerdotalizado”, o futuro da Igreja não se vê muito promissor, parafraseando o saudoso e querido João Batista Libânio.

Nossa reflexão não pretende ser ponto de chegada, mas ponto de partida. Deixar-se questionar pelo neologismo “des-sacerdotalização” nos abre amplos horizontes e nos permitem encarar sérias questões, como o celibato, a formação nos seminários, o tradicionalismo e o mimetismo litúrgico do jovem clero, a ordenação presbiteral de homens casados, o ministério de presidência das comunidades aberto a mulheres, a responsabilidade evangelizadora de leigas e leigos, a urgência de repensar os modelos de evangelização e de gestão da Igreja, entre outros.

Sem sombra de dúvidas, o Cura D’Ars foi um modelo de zelo pastoral no século XIX. Suas atitudes e docilidade ao Espírito são louváveis; suas ações, irrepetíveis. Insistir que os padres e, consequentemente, a Igreja sejam hoje como há 200 anos atrás, erro grave que conduz à insatisfação, ao esgotamento, à angústia e, tristemente, ao suicídio. Algo não vai bem…

* Pe. Matheus da Silva Bernardes é sacerdote da Arquidiocese de Campinas/SP e professor de Teologia da PUC-Campinas.

xosotin chelseathông tin chuyển nhượngcâu lạc bộ bóng đá arsenalbóng đá atalantabundesligacầu thủ haalandUEFAevertonxosofutebol ao vivofutemaxmulticanaisonbetbóng đá world cupbóng đá inter milantin juventusbenzemala ligaclb leicester cityMUman citymessi lionelsalahnapolineymarpsgronaldoserie atottenhamvalenciaAS ROMALeverkusenac milanmbappenapolinewcastleaston villaliverpoolfa cupreal madridpremier leagueAjaxbao bong da247EPLbarcelonabournemouthaff cupasean footballbên lề sân cỏbáo bóng đá mớibóng đá cúp thế giớitin bóng đá ViệtUEFAbáo bóng đá việt namHuyền thoại bóng đágiải ngoại hạng anhSeagametap chi bong da the gioitin bong da lutrận đấu hôm nayviệt nam bóng đátin nong bong daBóng đá nữthể thao 7m24h bóng đábóng đá hôm naythe thao ngoai hang anhtin nhanh bóng đáphòng thay đồ bóng đábóng đá phủikèo nhà cái onbetbóng đá lu 2thông tin phòng thay đồthe thao vuaapp đánh lô đềdudoanxosoxổ số giải đặc biệthôm nay xổ sốkèo đẹp hôm nayketquaxosokq xskqxsmnsoi cầu ba miềnsoi cau thong kesxkt hôm naythế giới xổ sốxổ số 24hxo.soxoso3mienxo so ba mienxoso dac bietxosodientoanxổ số dự đoánvé số chiều xổxoso ket quaxosokienthietxoso kq hôm nayxoso ktxổ số megaxổ số mới nhất hôm nayxoso truc tiepxoso ViệtSX3MIENxs dự đoánxs mien bac hom nayxs miên namxsmientrungxsmn thu 7con số may mắn hôm nayKQXS 3 miền Bắc Trung Nam Nhanhdự đoán xổ số 3 miềndò vé sốdu doan xo so hom nayket qua xo xoket qua xo so.vntrúng thưởng xo sokq xoso trực tiếpket qua xskqxs 247số miền nams0x0 mienbacxosobamien hôm naysố đẹp hôm naysố đẹp trực tuyếnnuôi số đẹpxo so hom quaxoso ketquaxstruc tiep hom nayxổ số kiến thiết trực tiếpxổ số kq hôm nayso xo kq trực tuyenkết quả xổ số miền bắc trực tiếpxo so miền namxổ số miền nam trực tiếptrực tiếp xổ số hôm nayket wa xsKQ XOSOxoso onlinexo so truc tiep hom nayxsttso mien bac trong ngàyKQXS3Msố so mien bacdu doan xo so onlinedu doan cau loxổ số kenokqxs vnKQXOSOKQXS hôm naytrực tiếp kết quả xổ số ba miềncap lo dep nhat hom naysoi cầu chuẩn hôm nayso ket qua xo soXem kết quả xổ số nhanh nhấtSX3MIENXSMB chủ nhậtKQXSMNkết quả mở giải trực tuyếnGiờ vàng chốt số OnlineĐánh Đề Con Gìdò số miền namdò vé số hôm nayso mo so debach thủ lô đẹp nhất hôm naycầu đề hôm naykết quả xổ số kiến thiết toàn quốccau dep 88xsmb rong bach kimket qua xs 2023dự đoán xổ số hàng ngàyBạch thủ đề miền BắcSoi Cầu MB thần tàisoi cau vip 247soi cầu tốtsoi cầu miễn phísoi cau mb vipxsmb hom nayxs vietlottxsmn hôm naycầu lô đẹpthống kê lô kép xổ số miền Bắcquay thử xsmnxổ số thần tàiQuay thử XSMTxổ số chiều nayxo so mien nam hom nayweb đánh lô đề trực tuyến uy tínKQXS hôm nayxsmb ngày hôm nayXSMT chủ nhậtxổ số Power 6/55KQXS A trúng roycao thủ chốt sốbảng xổ số đặc biệtsoi cầu 247 vipsoi cầu wap 666Soi cầu miễn phí 888 VIPSoi Cau Chuan MBđộc thủ desố miền bắcthần tài cho sốKết quả xổ số thần tàiXem trực tiếp xổ sốXIN SỐ THẦN TÀI THỔ ĐỊACầu lô số đẹplô đẹp vip 24hsoi cầu miễn phí 888xổ số kiến thiết chiều nayXSMN thứ 7 hàng tuầnKết quả Xổ số Hồ Chí Minhnhà cái xổ số Việt NamXổ Số Đại PhátXổ số mới nhất Hôm Nayso xo mb hom nayxxmb88quay thu mbXo so Minh ChinhXS Minh Ngọc trực tiếp hôm nayXSMN 88XSTDxs than taixổ số UY TIN NHẤTxs vietlott 88SOI CẦU SIÊU CHUẨNSoiCauVietlô đẹp hôm nay vipket qua so xo hom naykqxsmb 30 ngàydự đoán xổ số 3 miềnSoi cầu 3 càng chuẩn xácbạch thủ lônuoi lo chuanbắt lô chuẩn theo ngàykq xo-solô 3 càngnuôi lô đề siêu vipcầu Lô Xiên XSMBđề về bao nhiêuSoi cầu x3xổ số kiến thiết ngày hôm nayquay thử xsmttruc tiep kết quả sxmntrực tiếp miền bắckết quả xổ số chấm vnbảng xs đặc biệt năm 2023soi cau xsmbxổ số hà nội hôm naysxmtxsmt hôm nayxs truc tiep mbketqua xo so onlinekqxs onlinexo số hôm nayXS3MTin xs hôm nayxsmn thu2XSMN hom nayxổ số miền bắc trực tiếp hôm naySO XOxsmbsxmn hôm nay188betlink188 xo sosoi cầu vip 88lô tô việtsoi lô việtXS247xs ba miềnchốt lô đẹp nhất hôm naychốt số xsmbCHƠI LÔ TÔsoi cau mn hom naychốt lô chuẩndu doan sxmtdự đoán xổ số onlinerồng bạch kim chốt 3 càng miễn phí hôm naythống kê lô gan miền bắcdàn đề lôCầu Kèo Đặc Biệtchốt cầu may mắnkết quả xổ số miền bắc hômSoi cầu vàng 777thẻ bài onlinedu doan mn 888soi cầu miền nam vipsoi cầu mt vipdàn de hôm nay7 cao thủ chốt sốsoi cau mien phi 7777 cao thủ chốt số nức tiếng3 càng miền bắcrồng bạch kim 777dàn de bất bạion newsddxsmn188betw88w88789bettf88sin88suvipsunwintf88five8812betsv88vn88Top 10 nhà cái uy tínsky88iwinlucky88nhacaisin88oxbetm88vn88w88789betiwinf8betrio66rio66lucky88oxbetvn88188bet789betMay-88five88one88sin88bk88xbetoxbetMU88188BETSV88RIO66ONBET88188betM88M88SV88Jun-68Jun-88one88iwinv9betw388OXBETw388w388onbetonbetonbetonbet88onbet88onbet88onbet88onbetonbetonbetonbetqh88mu88Nhà cái uy tínpog79vp777vp777vipbetvipbetuk88uk88typhu88typhu88tk88tk88sm66sm66me88me888live8live8livesm66me88win798livesm66me88win79pog79pog79vp777vp777uk88uk88tk88tk88luck8luck8kingbet86kingbet86k188k188hr99hr99123b8xbetvnvipbetsv66zbettaisunwin-vntyphu88vn138vwinvwinvi68ee881xbetrio66zbetvn138i9betvipfi88clubcf68onbet88ee88typhu88onbetonbetkhuyenmai12bet-moblie12betmoblietaimienphi247vi68clupcf68clupvipbeti9betqh88onb123onbefsoi cầunổ hũbắn cáđá gàđá gàgame bàicasinosoi cầuxóc đĩagame bàigiải mã giấc mơbầu cuaslot gamecasinonổ hủdàn đềBắn cácasinodàn đềnổ hũtài xỉuslot gamecasinobắn cáđá gàgame bàithể thaogame bàisoi cầukqsssoi cầucờ tướngbắn cágame bàixóc đĩaAG百家乐AG百家乐AG真人AG真人爱游戏华体会华体会im体育kok体育开云体育开云体育开云体育乐鱼体育乐鱼体育欧宝体育ob体育亚博体育亚博体育亚博体育亚博体育亚博体育亚博体育开云体育开云体育棋牌棋牌沙巴体育买球平台新葡京娱乐开云体育mu88qh88
Redação O Diário de Maringá

Redação O Diário de Maringá

Notícias de Maringá e região em primeira mão com responsabilidade e ética

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *