Custo Brasil encarece produtos industriais em mais de 25% em relação a outros países
Empreender não é tarefa nada fácil no Brasil. Além dos obstáculos naturais às empresas, como concorrência, logística, recursos humanos, há ainda a burocracia estatal, a alta carga tributária e a instabilidade política e econômica, ingredientes que se somam, tornando ainda mais complexo nosso ambiente de negócios.
O PESO DO CUSTO BRASIL
Essa percepção de todo empresário foi reforçada pela Federação da Indústria do Estado de São Paulo (Fiesp), que realizou um estudo comparativo do chamado “Custo Brasil” com outros 15 países parceiros comerciais.
Segundo a entidade, esse custo encarece os produtos industriais brasileiros, em média, em 25,4%. O estudo mensurou o impacto nos preços dos bens industriais nacionais no período de 2008 a 2019.
O estudo da Fiesp/Ciesp foi feito comparando-se a produção de uma empresa com as características operacionais brasileiras funcionando no ambiente econômico do Brasil e a mesma empresa em um ambiente econômico simulado, que representa a realidade média de China, EUA, Alemanha, Argentina, Coreia, Japão, Itália, França, México, Índia, Espanha, Reino Unido, Suíça, Chile, Canadá.
Cronograma de estudos para reta final do Enem 2022
PESO DOS TRIBUTOS
Como já chamamos a atenção em outros conteúdos que publicamos em nosso site (vsm.adv.br), o estudo da Fiesp confirma que a tributação é o item que, isoladamente, teve o maior impacto no “Custo Brasil”, elevando em 13% o preço dos bens industriais produzidos aqui. Os demais itens e seus impactos no preço são: juros (6,1%), matérias-primas e energia (3,7%), logística (1,5%), carga extra com benefícios (0,8%) e serviços non tradables, que são aqueles não sujeitos à concorrência externa (0,4%).
Diante desses dados, reforçamos e defendemos, em todas as oportunidades que temos para tratar do assunto, a necessidade urgente que o Brasil tem de rever esse custo imposto sobre as empresas, a começar pelos tributos. É preciso simplificar o sistema tributária nacional, reduzindo, ao máximo possível, a carga tributária. Esse é o primeiro passo, o pilar num processo para tornar nosso país mais competitivo, mais atraente e um ambiente de negócios mais previsível.
Weslen Vieira
Advogado e contador, sócio da Advocacia Vieira, Spinella e Marchiotti, com sede em Maringá/PR. Pós-graduação em Direito Tributário pelo IBET (Instituto Brasileiro de Direito Tributário), Especialista em Controladoria pela Universidade Estadual de Maringá , possui MBA em Finanças pelo Unicesumar, Mestrando em Direito da Personalidade. É docente da disciplina de Direito Tributário na Unifamma e Unicesumar e de algumas disciplinas em cursos de pós-graduação das áreas de direito, administração e contabilidade. Atua principalmente nas áreas de Direito Empresarial e Tributário, além de treinamentos, cursos e palestras. É também Diretor Jurídico da AMPEC (Associação Nacional das Micro e Pequenas Empresas).