Medina Guimarães Advogados realiza 1º workshop e lança atividades em formato acadêmico para a região de Maringá
O escritório Medina Guimarães Advogados Associados colocou em ação seu mais recente projeto: debater e receber convidados para a troca de conhecimentos sobre temas jurídicos da contemporaneidade. Assim, com o Workshop “Atualidades em Direito Processual Civil”, realizado nos dias 1 e 2 de setembro, lançou a iniciativa MG Academy.
O evento contou com dois painéis temáticos, dos quais participaram os advogados sócios José Miguel Garcia Medina e Rafael Guimarães. A iniciativa recebeu como convidados especiais o advogado Pedro Miranda de Oliveira, professor doutor da Faculdade de Direito da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC); e o magistrado Fábio Caldas de Araújo, pós-doutor pela Universidade de Lisboa e professor em diferentes instituições de ensino, entre elas a Escola de Magistratura do Paraná. Ambos contam com uma série de publicações na área Processual Civil.
A realização do evento busca resgatar a história do escritório Medina Guimarães Advogados Associados, considerando que o Direito Processual Civil foi a primeira especialização dos serviços advocatícios da banca. “O assunto também é alvo de discussões atuais, haja vista a Emenda Constitucional 125, que introduziu a relevância da questão federal como um requisito para os recursos excepcionais dirigidos ao Superior Tribunal de Justiça”, enfatiza o advogado José Miguel Garcia Medina.
A participação de convidados para falar de temas tão centrais na atualidade jurídica foi uma preocupação para aprimoramento do workshop. “Nossos convidados trouxeram luz e ideias novas ao que pensa nossa comunidade jurídica. A intenção é sempre trazer convidados externos como palestrantes, mas também contar com os mais variados membros das áreas da prática jurídica e do ensino do Direito como ouvintes e efetivos questionadores”, ressalta o advogado Rafael Guimarães.
Outro objetivo do evento, que receberá novas edições, é contribuir com o debate jurídico na região de Maringá.
Confira os temas abordados:
01.09.22
Rafael Guimarães: Aspectos polêmicos do Incidente de Desconsideração da Personalidade Jurídica
Pedro Miranda de Oliveira: Aspectos Polêmicos do Agravo Interno
02.09.22
José Miguel Garcia Medina: Recurso Especial e a Relevância da Questão Federal
Fábio Caldas de Araújo: A Desjudicialização do Processo de Execução e a Flexibilização Procedimental
Sobre o escritório Medina Guimarães Advogados – Comprometido com o propósito de conciliar diversas áreas da advocacia com constante aprimoramento teórico e científico, o escritório Medina Guimarães Advogados, fundado em 2005 pelos advogados José Miguel Garcia Medina e Rafael de Oliveira Guimarães, é referência em casos referentes a Tribunais Superiores, recuperação estratégica de créditos bancários, recuperação e reestruturação de empresas e falências e contencioso cível e direito contratual. Hoje, integram a equipe do escritório outros advogados e todos os membros da equipe têm como propósito concretizar o projeto iniciado em 1995: conciliar a advocacia, em suas mais diversas áreas, com constante aprimoramento teórico e científico. Assim, o escritório conta com uma equipe de advogados altamente qualificados que, para alcançar a excelência em seus trabalhos, investe constantemente em cursos de pós-graduação stricto e lato sensu.