Cavaleiros maringaenses conquistam sete títulos no Brasileiro de Hipismo 2022
A competição aconteceu entre os dias 21 e 25 deste mês, em SP. Foram quase 200 cavaleiros inscritos de todo o país, em diversas categorias
Sete títulos do Campeonato Brasileiro Sênior, Sênior Especial e Masters de Hipismo 2022 vieram para Maringá no fim de semana, por meio dos cavaleiros do Clube Hípico. A competição organizada pela Confederação Brasileira de Hipismo teve 199 cavaleiros inscritos. As provas aconteceram na Sociedade Hípica Paulista, em São Paulo (SP), de quinta-feira (21) e domingo (25). As conquistas reafirmam o potencial dos cavaleiros maringaenses – que têm se destacado nas competições nacionais do esporte olímpico.
O título individual de campeão Brasileiro Master de Hipismo foi conquistado pelo maringaense Giba Palma e o seu cavalo Top Horse Fort Equinos Didatic, na altura de 1,20m. O mesmo cavaleiro também foi o vice-campeão do Brasileiro Master por Equipes, representando o Paraná, com o animal Top Horse Arco das Cataratas.
Os outros títulos foram conquistados pelos cavaleiros: Fernando Ramos (5º colocado no individual Master B com o animal Pooltecnia Cassino); Antônio Camargo Jr (vice-campeão Brasileiro Master B por Equipes com o animal Zé das Cataratas) e o instrutor Miro, chefe de equipe do Paraná, que conquistou cinco títulos individuais e por equipe (vice-campeão Brasileiro de Master, Master B, Sênior e Sênior Especial e medalha de bronze no Master A).
O vereador Mario Verri (PT), que apoia todas as modalidades esportivas maringaenses, parabeniza os cavaleiros pelas medalhas conquistadas no Brasileiro. Ele lembra que o esporte olímpico tem atraído muitos adeptos no país e ressalta que é bom muito para o município ter competidores representando a cidade nas competições nacionais.
“O hipismo é um dos esportes mais antigos praticados nas olimpíadas, mas que ainda carece de fomento para continuar crescendo. Em Maringá, a prática da modalidade esportiva acontece em clubes particulares e ainda bem que existem esses clubes para que o esporte não deixe de existir no município. Então, quando temos competições e nossos cavaleiros conquistam títulos, temos que comemorar e agradecer pelo esforço deles, que acontece sem apoios e incentivos públicos”, explica Verri.
Maringá está se transformando em um dos melhores centros de hipismo do Sul país, com a construção, até 2023, do novo Clube Hípico, na estrada Romeirinha. A pista de areia será construída pela mesma empresa que fez o piso das Olimpíadas Rio 2016. A estrutura nova contempla três pistas de hipismo, 60 baias para cavalos, quatro piquetes, quadras de tênis e beach tenis, gourmeteria, bar, entre outras atrações.