Lideranças do Sudoeste do Paraná aderem à campanha de Lula no estado
O ex-ministro da Saúde Alceni Guerra afirma que o voto em Lula e Alckmin é a melhor opção para resgatar o SUS; Aldair Rizzi, ex-secretário de Estado do Ensino Superior, diz que o ex-presidente é a esperança de paz e de dias melhores
A campanha de Lula e Geraldo Alckmin no Paraná vem ganhando importantes adesões. Diferentes lideranças do Sudoeste do estado apoiam a candidatura do ex-presidente. O ex-prefeito de Pato Branco e ex-ministro da Saúde, Alceni Guerra, afirma que a dupla é a única alternativa para resgatar o SUS (Sistema Único de Saúde) e a qualidade do atendimento público.
Segundo Guerra, Lula e Alckmin eram deputados em 1990 e apoiaram incondicionalmente a Lei Orgânica de Saúde (Lei 8.080), idealizada por ele e que representou a criação do SUS, sendo responsável por avanços históricos na área.
Mais de 160 universidades estrangeiras estarão em Curitiba em busca de estudantes brasileiro
“O Lula, apesar de opositor do presidente na época, determinou aos deputados do PT que apoiasse em tudo o que fosse preciso para fazer essa legislação. Assim como o Alckmin, que era muito influente e teve participação decisiva”. Graças a esses apoios, conforme Guerra, a lei tramitou em tempo recorde, unindo o país e trazendo avanços significativos para a população na Saúde.
Agora, o ex-ministro diz que é preciso reestruturar o sistema e a forma de financiamento, diminuindo o peso sobre os municípios. E, nessa tarefa, a sensibilidade social de Lula e o conhecimento sobre Saúde de Alckmin, que é médico, serão fundamentais, diz ele.
“A participação do governo federal diminuiu de 60% para 45%, atualmente. O Alckmin disse, na videoconferência organizada pelo Movimento Suprapartidário, que sua tarefa principal será resgatar os valores de investimento do governo federal no SUS. Acredito que ele, como vice-presidente e médico, fará o que tanto precisamos para o SUS”.
Guerra participa do Movimento Suprapartidário da Campanha de Lula no Paraná, que tem realizado diversas ações e mobilizado a sociedade sobre a necessidade de um governo que devolva a esperança, a dignidade e a paz para a população.
Retomada
Outra liderança do Sudoeste que se manifestou a favor de Lula é o ex-secretário de Estado do Ensino Superior, Aldair Rizzi, que também é professor aposentado do Departamento de Economia da UFPR e é ex-vice-reitor da UFPR (Universidade Feral do Paraná).
Para Rizzi, Bolsonaro é um desastre em todos os aspectos e representa um risco à democracia. “É um governo que incita o racismo, a violência e o ódio. A imagem do nosso país lá fora piorou muito”.
De acordo com ele, Lula é a certeza da volta da esperança e da retomada da democracia. “Com o Lula, teremos uma sociedade mais justa e preocupação com a desigualdade social, com a qualificação e a educação. Durante o governo do Lula, o Ensino Superior se expandiu consideravelmente, estimulando o desenvolvimento regional. O Lula é o caminho da retomada da Esperança, para que as pessoas possam viver melhor e com paz em nosso país”.