VEREADOR DE SÃO JOSÉ DOS PINHAIS ATACA CAMPANHA DE COMBATE AO ASSÉDIO ELEITORAL
Campanha da Força Sindical do Paraná visa conscientizar o trabalhador para denunciar qualquer tentativa de assédio contra seu direito de livre escolha
Na sessão legislativa desta quinta-feira (20), da Câmara Municipal de São José dos Pinhais, na região metropolitana de Curitiba, o vereador Renan Machado (PL) causou uma enorme confusão contra cidadãos que promoviam uma campanha contra o assédio eleitoral na casa legislativa. Ao receber o folder da campanha “Assédio Eleitoral é Crime! Denuncie!”, promovida pela Força Sindical do Paraná, o vereador, numa atitude totalmente arbitrária, cuspiu no papel, amassou, jogou no chão e pisou em cima, o que acabou gerando tumulto no plenário. Revoltados com a atitude do vereador, os sindicalistas presentes protestaram contra o ato do parlamentar que começou a discutir com o público presente. Diante do tumulto, a sessão teve que ser suspensa temporariamente.
“Estivemos na casa legislativa para divulgar pacificamene nossa campanha contra o assédio eleitoral através da distribuição de folders e adesivos e fomos surpreendidos com a atitude sem nexo nenhum do vereador. Diante do que ele fez, só podemos entender que é favorável ao assédio eleitoral, o que é uma atitude vergonhosa para um parlamentar que se diz representante da população”, diz o presidente da Força Sindical do Paraná, Sérgio Butka.
TRABALHADORES DA CÂMARA DENUNCIAM ASSÉDIO
O que motivou a distribuição do folder na Câmara Municipal de São José dos Pinhais foram denúncias de trabalhadores da Casa Legislativa que se dizem pressionados a realizarem campanha eleitoral. Para deixar claro seu descontentamento com a situação, os funcionários realizaram um protesto silencioso durante alguns dias com todos indo trabalhar vestidos de preto.
A Força Sindical também recebeu a denúncia de uma trabalhadora que alega ter sido demitida após se negar a realizar campanha para determinado candidato. A denúncia está sendo encaminhada ao Ministério Público do Trabalho.
QUEBRA DE DECORO
Contra o Regimento Interno da Câmara, Renan Machado, usou a tribuna na sessão legislativa do último dia 11 de outubro para fazer campanha para seu candidato a presidência, o que é entendido como quebra de decoro.
“É uma vergonha uma pessoa que se diz vereador, desrespeitar o povo trabalhador. É assédio eleitoral mesmo ficar usando a tribuna e a estrutura da Câmara para ficar apoiando esse ou aquele candidato”, protestou o vereador Ailton Fenemê (Cidadania), durante a confusão de hoje.
REPRESENTAÇÃO CONTRA O VEREADOR
A Força Sindical do Paraná também já prepara uma representação para a Câmara Municipal de São José dos Pinhais solicitando a cassação do vereador por falta de decoro parlamentar. Também já está formalizando uma denúncia ao Ministério Público do Trabalho por entender que a atitude do vereador configura crime contra a Lei que caracteriza o assédio eleitoral. Um novo protesto contra o assédio eleitoral a ser realizado na próxima sessão legislativa também não está descartado.
CAMPANHA DE CONSCIENTIZAÇÃO
Devido ao crescente número e casos registrados de assédio eleitoral, a campanha da Força Sindical do Paraná visa conscientizar o trabalhador para denunciar qualquer tentativa de assédio contra seu direito de livre escolha. Para auxiliar os trabalhadores a fazerem a denúncia, as Centrais Sindicais criaram o site https://assedioeleitoralecrime.com.br. Todas as denuncias recebidas serão encaminhadas para o Ministério Público do Trabalho.
___________________