Deborah Vieitas é a Administradora Emérita de 2022
A administradora Deborah Stern Vieitas, atual CEO da Amcham-Brasil e primeira mulher a assumir o posto da entidade em mais de 100 anos, é a Administradora Emérita de 2022 pelo Conselho Regional de Administração de São Paulo – CRA-SP. Graduada em Administração Pública e Jornalismo, mestre em Economia Internacional pela Fundação Getulio Vargas e em Administração Pública pela École Nationale d’Administration da França (ENA), Deborah possui um vasto histórico na direção de instituições financeiras, como a Caixa Geral de Depósitos, o BNP Paribas e o Crédit Commercial de France no Brasil. Em 2014, foi eleita pelo jornal Valor Econômico como uma das 10 melhores executivas do País e, em 2017, foi incluída na lista das 54 mulheres mais influentes da Revista Forbes.
Nos sete anos de gestão frente à Amcham-Brasil, Deborah esteve à frente de diversos projetos, como o desenvolvimento do Soma, movimento que reuniu 180 empresas e mais de R$ 850 milhões em doações para o combate à Covid; a criação do AmchamAngels, comunidade de investidores anjos do Brasil com cerca de 2 mil participantes; além do lançamento do AmchamLab, plataforma de inovação aberta e cooperação entre mais de 3 mil startups e empresas associadas, e do Brasil Pelo Meio Ambiente, plataforma que reúne 125 projetos de preservação ambiental com mais de R$ 12 bilhões em investimentos.
“Eu nunca imaginei que um dia eu teria esse privilégio e essa honra de receber o prêmio de Administradora Emérita do CRA-SP”, revela Deborah. A homenagem do Conselho coincidentemente marca o final de um ciclo. No início deste mês, a Amcham-Brasil anunciou que Deborah deixará o cargo em 31 de dezembro, em uma troca de comando que vem sendo preparada há 12 meses pela executiva em coordenação com o Conselho de Administração da entidade.
O Prêmio
Instituído em 1982, o Prêmio Administrador Emérito é concedido anualmente pelo CRA-SP a um(a) profissional que tenha contribuído para o aprimoramento da Administração no Brasil e se destacado no desempenho de suas atividades. Para a definição do nome a ser homenageado nesta 41ª edição do prêmio, o CRA-SP contou com uma Comissão Especial, presidida pelo professor Fernando Meirelles (FGV-SP) e formada por Claudia Costin (Administradora Emérita de 2017) e Fernando Alves (Administrador Emérito de 2013), além dos administradores Walter Sigollo, Silvio Pires de Paula e Idalberto Chiavenato (conselheiros do CRA-SP).
Esta Comissão foi responsável por selecionar três profissionais registrados no Conselho e de relevante atuação ao longo de suas carreiras, que fizeram parte de uma lista prévia com mais de 40 indicações oriundas de consultas e pesquisas promovidas pelo próprio CRA-SP. Depois desta análise, os três finalistas indicados pela Comissão concorreram ao título por meio da escolha popular, realizada entre 14 de junho e 11 de julho deste ano, da qual Deborah saiu vencedora com 48% dos votos.
A entrega do Prêmio à Deborah acontecerá no mês de novembro, em uma cerimônia reservada na sede do CRA-SP. Para conferir os homenageados dos anos anteriores, basta acessar a galeria de Eméritos no portal do CRA-SP.