Prefeitura inicia prazo para matrículas na rede municipal; confira perguntas e respostas com orientações
A Prefeitura de Maringá, por meio da Secretaria de Educação (Seduc), iniciou nesta segunda-feira, 7, o período de matrículas para crianças já cadastradas e que vão ingressar no primeiro ano do ensino fundamental em 2023. Os pais ou responsáveis têm até 18 de novembro para procurar a escola municipal indicada na carta de matrícula com a documentação necessária.
A matrícula pode ser realizada durante a semana, entre segunda e sexta-feira, no horário de atendimento das secretarias, das 7h30 às 11h30 e das 13h às 17h, com a documentação. Veja abaixo os documentos necessários.
Para as crianças não cadastradas, as matrículas no primeiro ano do ensino fundamental devem ser realizadas em janeiro de 2023. No entanto, os pais podem procurar as escolas de interesse para cadastro na lista de espera a partir de 21 de novembro.
O período de rematrícula nos Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis) e escolas, que começou no mês passado, já foi encerrado. No total, foram realizadas 13.030 rematrículas no ensino fundamental e 10.840 na educação infantil.
Veja perguntas e respostas com informações sobre as matrículas:
Quais os prazos para matrículas para 2023?
Centro Municipal de Educação Infantil (CMEIs):
– A partir de 17 de novembro.
1º ano do Ensino Fundamental:
– Crianças cadastradas: 7 a 18 de novembro;
– Crianças não cadastradas: Janeiro de 2023 em Escolas Municipais;
2º ano até o 5º ano do Ensino Fundamental:
– Matrículas serão em janeiro de 2023;
– Cadastro para a lista de espera para turmas do 1º ao 5º ano a partir de 21 de novembro.
Qual a documentação necessária?
Documentos para matrícula:
- Certidão de Nascimento (original e cópia);
- Carteira de Vacina;
- Atestado de Vacina (original e cópia);
- Cartão Nacional de Saúde (SUS) Saúde Maringá (original e cópia);
- RG e CPF do responsável pela criança (original e cópia);
- Comprovante de residência, obrigatoriamente fatura de energia elétrica – Copel (original e cópia). Caso o responsável não tenha fatura em seu nome, apresentar comprovante complementar de endereço;
- Em casos de transferências, apresentar Histórico Escolar.
Documentos para a lista de espera:
- Cartão Nacional de Saúde (SUS) Saúde Maringá;
- Certidão de Nascimento;
- Comprovante de residência, obrigatoriamente fatura de energia elétrica – Copel (original e cópia). Caso o responsável não tenha fatura em seu nome, apresentar comprovante complementar de endereço.
Onde os pais ou responsáveis devem realizar as matrículas?
Para ingresso no Cmei, os pais ou responsáveis podem realizar as matrículas na unidade mais próxima da residência.
Para o primeiro ano do ensino fundamental, os pais devem procurar a escola municipal indicada na carta de matrícula recebida. As matrículas podem ser realizadas durante a semana, entre segunda e sexta-feira, no horário de atendimento das secretarias, das 7h30 às 11h30 e das 13h às 17h, com a documentação.
E se a família deseja fazer a matrícula em uma escola diferente da indicada na carta?
A orientação é que os pais ou responsáveis realizem a matrícula na escola indicada na carta. Após 21 de novembro, quando começa o prazo para cadastro na lista de espera, os pais podem procurar a escola que desejam realizar a matrícula e colocar o nome da criança na lista de espera. Dessa forma, a vaga é garantida na rede municipal.
Como as vagas são distribuídas?
Para a distribuição das vagas é utilizado o georreferenciamento. Com a ferramenta, a Secretaria de Educação direciona a matrícula para a escola mais próxima do endereço informado pela família no ato da matrícula.
Até quando os pais podem fazer o cadastro na lista de espera? O cadastro de espera, que começa em 21 de novembro, pode ser feito durante todo o ano.