Com 7 edições em 2022, ′Cidadania nos Bairros′ aproxima serviços da comunidade
A Prefeitura de Maringá investe em iniciativas para facilitar o acesso da comunidade aos serviços municipais. No ano passado, com o projeto ′Cidadania nos Bairros′, milhares de pessoas participaram de diversas atividades gratuitas. Realizada pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Juventude, Cidadania e Migrantes (Sejuc), a ação reúne vários serviços gratuitos como orientações na área da saúde, realização de exames e cuidados de beleza como corte de cabelo.
O prefeito Ulisses Maia destaca que o projeto reforça o compromisso da gestão municipal em descentralizar os serviços municipais. “O ′Cidadania nos Bairros′ é preparado com foco nas pessoas, na vivência e experiência delas. É incrível perceber nos olhos da população a alegria de brincar com os vizinhos e criar memórias. Além disso, são ofertados diversos serviços para promoção do bem-estar e saúde das pessoas”, diz.
Scabora já ensinou muitas fórmulas de química, física e matemática, mas esta é fundamental
Em 2022, foram realizadas sete edições do projeto nos bairros Jardim Alvorada, Jardim Piatã, Jardim Iguaçu, Vila Operária, Vila Vardelina, Conjunto Requião e Maringá Velho. Durante a ação, a comunidade participou de atividades como recreação infantil, corte de cabelo, agendamento de primeira ou segunda via do RG, divulgação de vagas de emprego, cadastro de vagas de estágio ou jovem aprendiz, consultas de CNH e orientações sobre trânsito e o cadastro único.
Em cada edição, a população também recebeu orientações na área da saúde e realizou aferição de pressão e testes de glicemia, além de participar de aulas de zumba, exposição de produtos sustentáveis e de abelhas nativas sem ferrão, divulgação de cursos gratuitos e muitas outras ações.
De acordo com o secretário de Juventude, Cidadania e Migrantes, Emmanuel Predestin, o ′Cidadania nos Bairros′ será retomado neste ano no mês de fevereiro, em comemoração da ′Semana da Cidadania′. “Vamos ampliar nossas atividades para outras regiões da cidade. Com isso, bairros que inda não foram contemplados serão atendidos.”