Maringá conquista ′Marca Estrela′ em ranking que destaca melhores lugares para viver, investir e visitar
A qualidade de vida, a beleza natural e o acentuado desenvolvimento econômico colocam Maringá em posição de destaque no cenário nacional. Os investimentos da gestão municipal na qualidade de vida e geração de novos negócios fortalecem a imagem da cidade. As características que reforçam a identidade de melhor lugar para viver, investir e visitar renderam o título de ′Marca Estrela′ para Maringá, na região Sul. O reconhecimento é reflexo do bom desempenho da cidade no Bloom Consulting Brasil City Brand Ranking, um estudo inédito da Bloom Consulting.
O ranking elaborado pela consultoria analisou o desempenho de marca das 100 cidades mais populosas do Brasil nos eixos viver, investir e visitar. Maringá conquistou a 4ª posição no ranking da região Sul, à frente de Londrina, Joinville e Blumenau. A cidade é o segundo município paranaense a figurar no levantamento, atrás apenas de Curitiba. Entre os 100 municípios brasileiros, a cidade conquistou a 23ª posição.
Procon de Maringá lança programa para atender pessoas com restrição de mobilidade na residência
O levantamento destaca o desempenho de cidades brasileiras em ações de place branding, conceito que considera os lugares como marcas. O ranking avaliou dados quantitativos, estatísticos e digitais para destacar os municípios com as melhores práticas de estratégias de promoção e visibilidade. A ideia do place branding é reforçar as vantagens, características e atrações de um local, por exemplo. As ações vão muito além de intensificar o turismo e impulsionam a economia, aproximam a comunidade e geram identidade aos lugares.
De acordo com o levantamento, Maringá é um “grande destaque no que se refere ao potencial de atração e retenção de talento”. O prefeito Ulisses Maia destaca que o resultado é reflexo do potencial inovador, tecnológico e empreendedor da cidade. “Temos um ambiente específico que atrai talentos e ideias inovadoras com grande potencial para o desenvolvimento do município. Esse reconhecimento da nossa cidade como uma marca de destaque significa geração de novas oportunidades de negócio e crescimento econômico.”
O place branding também é responsável pela definição de uma identidade para a cidade, o que proporciona o sentimento de pertencimento das pessoas ao lugar em que vivem. “Isso mostra que estamos cumprindo nosso compromisso de construir uma cidade voltada para as pessoas com foco na sustentabilidade, tecnologia e inclusão”, afirma o prefeito.
Considerada a melhor cidade do Brasil para viver por três vezes, de acordo com ranking da consultoria Macroplan, o município tem indicadores que chamam atenção na economia, educação, saúde e meio ambiente. Essas ações, que consolidam a marca-cidade de Maringá, têm atraído novos moradores. O município registrou, em 12 anos, o segundo maior crescimento populacional em números absolutos entre os municípios paranaenses. Desde 2010, Maringá ganhou 97.029 novos habitantes. Com isso, a cidade ultrapassou a marca de 300 mil moradores e chegou a 454.146 habitantes.