O malabarismo de ser feliz
Respeitável público, no dia 27 de março chega o Dia do Circo, sinônimo de felicidade quando se é crianças e, às vezes, quando adultos. É dia para se surpreender e rir à vontade. Mas é difícil, não é mesmo? As preocupações acabam chamando a atenção por todos os lados.
Ir a um espetáculo de circo é sermos entretidos onde podemos ser felizes por algumas horas. A felicidade momentânea não é nada novo, até porque, se fossemos felizes o tempo todo, saberíamos reconhecer a verdadeira felicidade? Já dizia Clarice Lispector em Felicidade Clandestina, que não.”A felicidade sempre iria ser clandestina para mim (…) Às vezes sentava-me na rede, balançando-me com o livro aberto no colo, sem tocá-lo, em êxtase puríssimo”.
Segundo a psicanalista, Joseana Sousa, a felicidade é um processo. “A felicidade vai ser encontrada enquanto você caminha. Ser feliz não é alcançar o objetivo, não é bater uma meta, e não deve ser como você mede sua vida. A felicidade está no processo, porque quando o resultado chega, você pode sentir um vazio mesmo quando deveria estar feliz. Não dá para ser feliz 100% do tempo. É um dia de cada vez, com seus altos e baixos’, explica a especialista em desenvolvimento humano.
A ONU (Organização das Nações Unidas), em 2012, reconheceu a importância da felicidade não apenas no individual, mas também no coletivo. A felicidade é contagiosa, não é? Por isso ir ao circo tende a nos deixar felizes. Rir até a barriga doer e comer mais pipoca do que deveria, mas estar feliz no momento. Afinal, não é esse o objetivo da maioria das pessoas na vida? Não é por isso que buscam alcançar seus objetivos, sejam eles profissionais ou pessoais?
Muitos esperam achar uma felicidade instantânea, que nunca vá embora. Mas a vida não é feita de um momento em repetição. Jogamos a roda da vida para tentar equilibrar seus pilares e ter uma vida fluída que quando chegar ao fim, tenhamos a convicção de dizer que vivemos de uma forma satisfatória e não teríamos nada a mudar. Mas enquanto ainda estamos vivos, vamos ao circo!
Serviço: Joseana Sousa
Pilota de aviões, psicanalista e especialista em desenvolvimento humano
Mentorias online e presenciais em Vitória-ES
Instagram: @joseanasousa
contato@joseanasousa.com.br