Desmatamento na Amazônia cai 68%
Dados preliminares do instituto nacional de pesquisas espaciais, o inpe, mostram que o desmatamento da Amazônia caiu 68 por cento em abril comparado com o mesmo mês do ano passado. Ainda segundo o instituto, de janeiro a abril deste ano, a queda no desmatamento na Amazônia foi de 40,4 por cento, também comparado com o mesmo período de 2022.
De acordo com os dados preliminares, 328 mil quilômetros quadrados de floresta foram desmatados em abril. O volume ficou abaixo da média histórica de 455 mil quilômetros quadrados para o período. Segundo o INPE, os dados sobre o desmatamento nesta região são preliminares porque ainda podem ser atualizados.
Aluguel e conta de luz podem ficar mais baratos
A medição, realizada por meio de satélites, pode ser influenciada pelo volume de nuvens, que pode interferir nas imagens do bioma. De acordo com o governo federal diversas ações tomadas desde o início do ano para combater o desmatamento, como o aumento das multas por crimes ambientais, apreensões e destruição de equipamentos usados nos atos, podem ter influenciado a redução no desmatamento.
Vida Leve: Mês das Mães com muito mais sabor
A Amazônia legal brasileira tem aproximadamente cinco milhões de quilômetros quadrados e representa quase 60 por cento do território nacional. Oito estados fazem parte deste território. São eles: Acre, Amapá, Amazonas, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima, Tocantins e parte do Maranhão.