Saiba como a tecnologia pode ajudar no combate à evasão escolar
Cerca de 2 milhões de adolescentes que ainda não concluíram os estudos estão fora da sala de aula no Brasil; ferramentas tecnológicas permitem monitorar frequência em tempo real e tornam processo de aprendizagem mais atrativo
Reduzir a evasão escolar é um dos principais desafios da educação brasileira e, segundo dados divulgados em 2022 pelo UNICEF, cerca de 2 milhões de meninas e meninos de 11 a 19 anos que ainda não terminaram os estudos estão fora das salas de aula no país. Por outro lado, a crescente digitalização do setor, impulsionada pela pandemia, abre oportunidades para que os jovens possam retomar e continuar seus estudos.
De acordo com a pesquisa TIC Educação, o uso de plataformas para atividades de ensino e aprendizagem nas escolas urbanas cresceu de 22% para 66% entre 2016 e 2020. “De uma hora para outra as escolas tiveram que se adaptar e adotar as ferramentas digitais no dia a dia para atender à demanda durante a pandemia. Mas agora, mesmo com a retomada das aulas presenciais, observamos que muitas instituições seguiram com o uso da tecnologia em sala de aula, principalmente para tornar o processo de ensino-aprendizagem mais atraente, fazendo com que o aluno se interesse mais pelos estudos”, afirma Rafael Moreira, diretor de operações da F10 Software, empresa especializada no desenvolvimento de soluções tecnológicas para gestão escolar.
A tecnologia também é uma grande aliada dos professores e pode tornar a prática pedagógica mais inovadora e criativa, automatizando alguns processos em sala de aula, como a chamada dos alunos, por exemplo. “A digitalização da chamada permite que a secretaria e os pais saibam em tempo real se o aluno está ou não presente na aula. Com isso, fica mais fácil identificar se o aluno está deixando de comparecer e agir de modo mais efetivo para evitar a evasão escolar, tanto no ensino regular quanto em cursos livres e profissionalizantes”, destaca Rafael Moreira.
Além de ajudar a identificar e combater a evasão escolar, o uso de plataformas digitais na prática pedagógica estimula a participação ativa dos estudantes. Rafael Moreira ressalta que as metodologias ativas em sala de aula, como por exemplo a gamificação, permitem mensurar melhor a evolução dos estudantes, deixando o processo de ensino-aprendizagem mais personalizado e com foco no desenvolvimento individual dos estudantes.
Sobre a F10 Software
A F10 Software é uma edtech que desenvolve soluções para o setor educacional na área de Tecnologia da Informação. Fundada há 20 anos, tem como objetivo se tornar um centro de excelência em soluções inovadoras na gestão escolar, contribuindo para a transformação digital e para o ecossistema de inovação do setor. Com sede em Curitiba-PR, a empresa tem atuação nacional, atendendo escolas e grupos educacionais em todo o Brasil, por meio de seus softwares e aplicativos. https://www.f10.com.br