Convênio da Itaipu vai mobiliar 278 escolas do oeste do Paraná, diz Zeca Dirceu
O deputado federal Zeca Dirceu, líder do PT na Câmara, destacou nesta quinta-feira, 15, a ampliação da atuação da Itaipu Binacional e citou como exemplo o convênio com a Secretaria de Educação do Paraná para a compra de equipamentos e mobiliários para 278 colégios e escolas estaduais das regiões de Foz do Iguaçu, Cascavel e Toledo. “Além de construir obras, o que é muito importante, a Itaipu Binacional voltou apoiar a construção de políticas públicas e a educação é uma das áreas prioritárias”, disse Zeca Dirceu que cumprimentou o diretor-geral da binacional, Enio Verri, pela efetivação do convênio que será assinado nos próximos dias.
“Esse convênio, com recursos de R$ 18 milhões, vai dotar as salas de aulas, bibliotecas e laboratórios com equipamentos e mobiliários adequados para melhorar a educação pública nas escolas paranaenses. A Itaipu vai avançar mais ainda e já formou um grupo de trabalho para encontrar a melhor solução para concluir a sede da Unila em Foz do Iguaçu”, completou Zeca Dirceu que é também membro titular da Comissão de Educação da Câmara dos Deputados.
Estudo minucioso de empresa permite conhecer operfil do investidor de Fazenda Rio Grande
De acordo com a Itaipu, serão comprados móveis como armários, estantes, conjuntos de refeitório (mesa e banco) e banquetas de laboratório, além de 30 mil conjuntos de mesas e cadeiras escolares e 300 mesas acessíveis, para crianças e adolescentes com necessidades especiais. Os equipamentos serão usados em salas de aula, bibliotecas, refeitórios e laboratórios.
A vigência do convênio é de 12 meses. O valor será repassado ao Departamento de Gestão Escolar da Secretaria Estadual da Educação, que fará as aquisições para as escolas e colégios.
Unila/MEC
O deputado Zeca Dirceu também destacou a liberação de R$ 3 milhões pelo MEC (Ministério da Educação) para confecção do Evtea (estudo de viabilidade técnica, econômica e ambiental), considerada a primeira etapa, para a retomada das obras de conclusão do campus da Unila (Universidade Federal de Integração Latino-Americana) em Foz do Iguaçu.O estudo vai indicar pontos de revisão do projeto que podem reduzir custos de construção e manutenção e a sustentabilidade econômica e ambiental da obra.
“Estou acompanhando junto ao MEC e a Itaipu esse processo da retomada das obras. É uma decisão do presidente Lula que a Itaipu, MEC e a Unila estão avaliando para concluir as obras da sede da universidade. A Unila se consolidou já como uma universidade de ponta, oferecendo cursos de formação de uma consciência crítica sobre a diversidade e a realidade da América Latina”, disse Zeca Dirceu ao lembrar que a universidade foi criada pelo presidente Lula em 2010.
As obras do Campus Niemeyer foram iniciadas no final de 2011 e paralisadas no início de 2015, com o abandono da construção pelo consórcio vencedor da licitação. Até agora, estão construídos 41,8% do previsto na primeira etapa da obra, compreendendo as estruturas de concreto do edifício central, do prédio de aulas, da galeria técnica e da central de utilidades. Em 2017, foram realizadas obras protetivas para evitar danos às estruturas já construídas.