88 milhões de pessoas fizeram pix para Bolsonaro ?

Publicações no Facebook e no TikTok afirmam que o ex-presidente recebeu doações de 88 milhões de CPFs em campanha iniciada no mês passado por aliados para ajudar a pagar multas de ações judiciais. O número citado aparece no site de Divulgação de Candidaturas e Contas Eleitorais do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Os dados se referem a doações para a campanha eleitoral de 2022, e não para a “vaquinha” criada no mês passado por aliados de Bolsonaro.
Além disso, o site do TSE não diz que Bolsonaro recebeu doações de 88 milhões de CPFs, e sim que as contribuições de pessoas físicas para a campanha somaram R$ 88.115.745,15, o que corresponde a 70,5% do total de recursos recebidos. O Estadão Verifica já mostrou que é falso que o total arrecadado – R$ 125 milhões – seja de doações para a “vaquinha”.
Enquanto isso, nas redes sociais, apoiadores passaram a compartilhar dados da Divulgação de Candidaturas e Contas Eleitorais da campanha de 2022, disponibilizados pelo TSE, como se fossem um balanço das doações via Pix para o ex-presidente.
Fonte: Estadão