Oficina Nacional do Projeto Imuniza SUS premia Marialva por estratégia de descentralização da vacinação
Desde 2017 vem sendo instaladas salas de vacinas nas UBSs equipadas com câmaras frias próprias para armazenamento dos imunizantes, educação continuada e monitoramento de indicadores de cobertura vacinal.
Marialva foi premiada como a segunda melhor experiência da Região Sul do Brasil entre as estratégias de Fortalecimento das Ações de Imunização nos Territórios Municipais, na Oficina Nacional do Projeto ImunizaSUS.
O reconhecimento foi durante o trigésimo sétimo congresso do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde, que foi realizado na capital goiana, entre os dias 16 e 19 de julho no Centro de Convenções Goiânia.
O trabalho apresentado no congresso pela enfermeira Patrícia Hernandes Soares foi a Descentralização da Imunização, uma ação que vem sendo desenvolvida desde o ano de 2017 pela prefeitura de Marialva, por meio da secretaria municipal de Saúde, que buscou garantir o acesso a população através da instalação de mais salas de vacinas nas UBS, equipou cada sala de forma a garantir a qualidade das vacinas oferecidas à população com câmaras frias de última geração, promovendo um ambiente acolhedor através da decoração especial das salas e realizando educação permanente com as equipes de imunização.
Este trabalho, além de facilitar o acesso da população aos imunizantes, proporcionou ao município um aumento na cobertura vacinal e um melhor monitoramento da população que precisa se vacinar.
No total, 450 estratégias de fortalecimento das ações de imunização nos territórios municipais foram apresentadas durante o congresso.
“Este é o reconhecimento de todo o esforço desenvolvido pela administração municipal no sentido de facilitar o acesso aos imunizantes e de garantir o direito do marialvense a um melhor serviço de Saúde. Também é a premiação do trabalho de toda a equipe de imunização que está de parabéns”, comentou o prefeito Victor Martini, ao receber a notícia da honraria.