Saiba quais foram os medicamentos mais buscados e vendidos na internet nos primeiros seis meses de 2023
Um levantamento realizado pelo IPCMaps mostrou que houve um aumento de 22% no consumo de medicamentos no Brasil em 2022. Mas, afinal, o que consome o brasileiro quando se fala de remédio? Foi partindo desse questionamento que a plataforma Consulta Remédios – CR – resolveu identificar o ranking dos medicamentos mais buscados no marketplace. “Entendemos que este é um dado que fala muito sobre a saúde, o interesse e o comportamento do consumidor, e é um dado sensível para a saúde do país”, disse Paulo Vion, CEO da CR. Com cerca de 1 milhão de visitas/dia, a plataforma é o segundo maior site de farmácias do Brasil, e um dos dez maiores do mundo, segundo report da Similarweb.
O levantamento considerou os seis primeiros de 2023 e identificou que o campeão de buscas foi um medicamento descongestionante, o Decongex Plus. O medicamento teve um crescimento que chegou a 76% de janeiro a março, mês em que atingiu seu pico máximo. “De uma forma geral, o medicamento teve um crescimento de 66% de janeiro a junho na plataforma”, contou o CEO. Já o segundo colocado foi o antiparasitário Annita, que teve um pico de visualizações no mês de janeiro. No mesmo mês, os medicamentos para enjoo, Dramin B6 e Dramin, que ocupam, respectivamente, a 4ª e 9ª posição no ranking também tiveram picos de procura.
O terceiro colocado foi o medicamento que virou febre entre aqueles que querem emagrecer. O Ozempic, remédio utilizado no tratamento da Diabetes Tipo 2, e que possui a semaglutida como princípio ativo. Depois de virar “febre” na internet com relatos de emagrecimento, a medicação teve crescimento expressivo nas buscas em farmácias. Se comparado com o segundo semestre de 2022, o Ozempic teve um crescimento de 91% nas buscas. “A plataforma não só é um marketplace, mas também fonte de informação para as pessoas, que conseguem acessar a bula, comparar preços, além de comprar, claro. Por isso a gente entende que as buscas refletem esse comportamento e o interesse. No caso do Ozempic, a gente viu o reflexo desse comportamento no mês de março, quando viralizou nas redes”, disse Vion.
Confira a lista completa dos 10 medicamentos mais visualizados na CR nos primeiros seis meses de 2023:
1º – Descongex Plus: medicamento cuja formulação é composta por um descongestionante (desentupimento) nasal de efeito rápido e um antialérgico, que controlam e reduzem os sintomas relacionados a gripe, ao resfriado, a rinite e a sinusite (doença que afeta as cavidades existentes ao redor do nariz) (alérgicas ou não), além de diminuir o excesso de secreção (coriza).
2º – Annita: antiparasitário indicado no tratamento de gastroenterites e sintomas causados por parasitas, como amebíase e giardíase.
3º – Ozempic: O remédio contém o princípio ativo semaglutida. Ozempic® é usado, em conjunto com dieta e exercícios, para tratar pacientes adultos com diabetes tipo 2 não satisfatoriamente controlada.
4º – Dramin B6: é indicado para prevenir e tratar os sintomas de enjoo, tontura e vômitos em geral.
5º – Paco: o medicamento (paracetamol + fosfato de codeína) é indicado para o alívio de dores de grau moderado a intenso, como nas decorrentes de traumatismo (entorses, luxações, contusões, distensões, fraturas), pós-operatório, pós-extração dentária, neuralgia, lombalgia, dores de origem articular e condições similares.
6º – Diprospan: indicado para o tratamento de doenças agudas e crônicas que respondem aos corticoides. O medicamento teve um pico de buscas no período de janeiro a março.
7º – Hixizine: a medicação é indicada para alívio do prurido (coceira) causado por condições alérgicas da pele, tais como urticária, dermatite atópica e de contato, e do prurido (coceira) decorrente de outras doenças sistêmicas. Pico de buscas no mês de maio.
8º – Kóide D: (maleato de dexclorfeniramina + betametasona) é indicado no tratamento adjuvante de doenças alérgicas do aparelho respiratório. O remédio teve um crescimento significativo durante o período, chegando a 68% mais relevante no mês de maio comparado a janeiro.
9º – Dramin: é indicado para prevenir e tratar os sintomas de enjoo, tontura e vômitos em geral.
10º – Decadron: medicamento destinado ao tratamento de condições nas quais os efeitos anti-inflamatórios e imunossupressores (diminuição da atividade de defesa do organismo) dos corticosteroides (classe medicamentosa da dexametasona) são desejados, incluindo distúrbios reumáticos/artríticos, cutâneos, oculares, glandulares, pulmonares, sanguíneos e gastrintestinais.
Mais vendidos
Mas nem sempre os remédios mais buscados são os mais vendidos. “Isso porque muitas pessoas consomem conteúdo referente a uma medicação também. A jornada de busca por um medicamento nem sempre está relacionada àquilo que efetivamente acontece. É uma informação relevante pois revela o comportamento, já as vendas dizem respeito à saúde do brasileiro propriamente dita”, alertou Paulo.
E a medicação mais vendida nos seis primeiros meses foi o Citrato de Sildenafila, do laboratório Neo Química e utilizado no tratamento da disfunção erétil, com pico de vendas no mês de abril. No segundo lugar está o Pantoprazol Sódico Sesqui-Hidratado, da Medley. O medicamento é usado no tratamento de doenças gastrointestinais, como a gastrite, por exemplo. Já o terceiro colocado também é um medicamento voltado à saúde masculina. O medicamento Tadalafila ficou na terceira colocação e é indicado para o tratamento dos sinais e sintomas da hiperplasia prostática benigna (HPB), ou aumento da glândula da próstata.
“É interessante observar os três primeiros lugares. Dois deles são de medicamentos voltados à saúde do homem, o que mostra que os homens preferem comprar seus medicamentos pela internet, por exemplo. O segundo lugar ser de um edicamento utilizado no tratamento da gastrite também dá a entender que a saúde mental do brasileiro pode estar prejudicada, uma vez que é uma doença relacionada também ao estresse”, indicou Vion.
Confira a lista completa dos 10 medicamentos mais vendidos na CR nos primeiros seis meses de 2023:
1º Citrato de Sildenafila, da Neo Química: o citrato de sildenafila está indicado para o tratamento da disfunção erétil.
2º Pantoprazol Sódico Sesqui-Hidratado, da Medley: alívio dos sintomas por problemas no estômago e no início do intestino (problemas gastrintestinais).
3º Tadalafila, da Eurofarma: indicado para o tratamento dos sinais e sintomas da hiperplasia prostática benigna (HPB) em homens adultos incluindo aqueles com disfunção erétil.
4º Ivermectina, da Vitamedic: indicada para o tratamento de várias condições causadas por vermes ou parasitas.
5º Rosuvastatina Cálcica, da Althaia: a rosuvastatina cálcica deve ser usada como auxiliar à dieta quando a resposta à dieta e aos exercícios é inadequada.
6º Neosoro: descongestionante nasal de uso local (mucosa do nariz).
7º Xarelto: reduz o risco de acidente vascular cerebral, ataque cardíaco e de morte por doença do coração ou vasos sanguíneos.
8º Anastrozol, da Eurofarma: tratamento do câncer de mama inicial em mulheres na pós-menopausa.
9º Citrato de Sildenafila, Eurofarma
10º Finasterida, da União Química: indicada para o tratamento de homens com calvície de padrão masculino (alopecia androgênica), para aumentar o crescimento e prevenir a queda adicional de cabelo.
Sobre o Consulta Remédios
www.consultaremedios.com.br
O Consulta Remédios é o maior marketplace do varejo farmacêutico no Brasil com uma média de 1 milhão de cliques diários cadastrados, o que o torna líder em resultados orgânicos relacionados a medicamentos e saúde. São mais de 2 mil farmácias cadastradas. A plataforma ainda pode ser indicada pelo profissional para que seu paciente tenha acesso à bula e ao preço, e saiba onde comprar um medicamento prescrito. Uma simples busca no Consulta Remédios revela que ao utilizar a plataforma é possível economizar até 90% na hora da compra.