Noite de terror no centro de Maringá
Moradores do centro de Maringá estão denunciando poluição sonora causada por bares localizados na Rua Arthur Thomas esquina com a Herval. Segundo os moradores, os bares ficam abertos até altas horas da madrugada e o som alto atrapalha o sono e o descanso.
Uma moradora, que preferiu não se identificar, contou que o barulho é tão alto que é difícil conversar dentro de casa. “Não dá para dormir, não dá para estudar, não dá para fazer nada. É um verdadeiro inferno”, disse.
Gestão Ulisses Maia já paga mais que o piso nacional da enfermagem
Outra moradora, que também preferiu não se identificar, contou que o barulho já causou problemas de saúde para ela e para sua família. “Meu marido está com problemas de pressão alta e eu estou com problemas de insônia. Estamos pensando em mudar de apartamento”, disse.
A Lei de Contravenções, no artigo 42 não se pode perturbar o trabalho ou o sossego alheio da seguinte forma:
- Com gritaria ou algazarra;
- Com exercício de profissões que sejam incômodas ou barulhentas, que estejam em desacordo com as prescrições legais;
- Abuso de instrumentos sonoros ou sinais acústicos;
- Provocando ou não procurando uma forma de impedir o barulho produzido por um animal de sua responsabilidade.
A pena pela perturbação do sossego é de prisão de 15 dias a três meses ou multas, que variam entre R$ 20 e R$ 200 mil, de acordo com a gravidade., sempre dependendo do caso.
Os moradores fizeram denúncia na ouvidoria do município e agora esperam que alguma providência seja tomada para que possam voltar a dormir em paz.
. Veja: