Professora Chloris Casagrande Justen completa 100 anos nesta sexta-feira

Professora Chloris Casagrande Justen completa 100 anos nesta sexta-feira

etras (APL), foi tema de voto de aplauso apresentado pelo senador Flávio Arns no Plenário do Senado Federal nesta semana. Um dos grandes nomes da educação e da cultura do Paraná, a poetisa e educadora completa um século de vida nesta sexta-feira (15).

Maringá : prefeito Ulisses Maia tem aprovação de quase 80% dos maringaenses

“Falar da querida Professora Chloris nesta data tão significativa é motivo de alegria e de orgulho para nós, paranaenses. É falar de uma vida de dedicação, amor e devoção à Educação e à Cultura, suas grandes paixões. Uma caminhada marcada pela construção de um legado que percorre diversas gerações e com marcos importantes para nosso estado”, destacou Arns.

Chloris Casagrande Justen nasceu em Curitiba, no dia 15 de setembro de 1923. Na área da educação, atuou como professora, administradora escolar e ocupou cargos em diversos órgãos representativos, como a Comissão de História e Geografia do Paraná, Conselho do Magistério e Conselho Estadual de Educação. Foi pioneira na implantação do Estatuto da Criança e do Adolescente no Paraná e em outros estados e diretora-geral do Instituto de Educação do Paraná (IEP) por sete anos.

Chloris ocupa a cadeira de número 24 da APL e foi a primeira mulher eleita presidente da instituição, cargo que ocupou entre 2013 e 2017. Também presidiu o Centro Paranaense Feminino de Cultura, sendo responsável pela construção da sede própria da entidade, que é considerada a mais antiga instituição feminina independente de Curitiba. A poetisa participa também da Academia Feminina Paranaense de Letras, da Academia Paranaense da Poesia e da Academia Sul Brasileira de Letras.

Durante a homenagem no Senado, Arns destacou iniciativas que Chloris implementou durante a presidência da APL. “Tivemos a oportunidade de atuar conjuntamente em iniciativas importantes, como a implantação do programa “Academia vai à Escola”, para fortalecer o ensino da história e cultura do Paraná junto à rede estadual de ensino, e na concessão do Edifício Belvedere, em Curitiba, para implantação da atual sede da entidade”, lembrou.

ASSESSORIA DE IMPRENSA

Redação O Diário de Maringá

Notícias de Maringá e região em primeira mão com responsabilidade e ética

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *