WeDo! Entretenimento realiza mostra e premiação de espetáculos digitais de diversas regiões do Brasil

WeDo! Entretenimento realiza mostra e premiação de espetáculos digitais de diversas regiões do Brasil

De 3 a 10 de outubro, a WeDo! Entretenimento realiza a segunda edição do Prêmio Wedo! de e-Teatro. O evento celebra a marca de 40 mil acessos e 15 mil espectadores do e-Teatro WeDo!. Realizado por meio do patrocínio da Sabesp, via Lei de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet), a mostra de teatro on-line reúne 13 espetáculos de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Bahia, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Santa Catarina.

Durante a mostra (100% virtual), pessoas de todas as partes do Brasil e do mundo podem conferir uma série de novidades tecnológicas na plataforma do e-Teatro WeDo!, o primeiro teatro em realidade virtual e interativo do mundo.

Representando a região Sul, o espetáculo catarinense, Rinha, doGrupo Risco, aborda relatos sobre a masculinidade sob a ótica do teatro-documentário.

Construído em um procedimento documental, o espetáculo traz os atores Rafael Orsi de Melo e Rodolfo Lemos. Durante o processo, os artistas ouviram relatos de das experiências de dois lutadores, em relação a sua masculinidade. Suas histórias trazem “golpes” e sombras da infância, afetos quebrados e expectativas tóxicas transformadas em jogo performático pelos atores-documentaristas. A direção é do ator e diretor, Renato Turnes, da Cia La Vaca, de Florianópolis.

Uma mostra plural e necessária

Inaugurado em fevereiro de 2021, o e-Teatro WeDo! já apresentou espetáculos de 23 estados brasileiros e 13 países.

Para Carol Guimarães, sócia fundadora do e-Teatro WeDo!, o e-Teatro é uma linguagem cênica que ganha cada vez mais mercado, unindo teatro, audiovisual e tecnologia.

“O encontro perfeito entre a arte da interpretação com o público, criando uma conexão entre a peça e o espectador, tornando-se uma experiência única entre artista e usuário”, explica.

Com isso, a plataforma virtual da WeDo! promove criações e debates que movimentam o teatro contemporâneo. Os espetáculos selecionados para a segunda mostra do Prêmio Wedo! de e-Teatro contemplam diferentes abordagens.

De acordo com Carol, o objetivo é tecer uma mostra plural e que amplifica vozes e discursos de artistas com temáticas urgentes de diversas regiões do país.

225 inscritos de todo o Brasil

Os espetáculos da segunda edição do Prêmio WeDo! de e-Teatro apresentam a multiplicidade do universo teatral e articulam questões contemporâneas políticas e sociais.

A curadoria da mostra, formada por Eliane Rocha (atriz e diretora, mestre em Performances Culturais pela Universidade Federal de Goiás), Gil Oliveira (profissional da área da beleza, graduado em Artes Cênicas e pós-graduado em História da Arte) e Hsu Chien (graduado em Cinema pela Universidade Federal Fluminense e diretor dos longas-metragens Desapega e Um Dia Cinco Estrelas) selecionou os 13 espetáculos entre as 225 inscrições de todo o território nacional.

De acordo com Adriana Paulini Leão, produtora executiva do e-Teatro WeDo!, objetivo é ampliar o acesso do público a uma variada programação.

“Buscamos temas fundamentais para as novas gerações, como a diversidade cultural, acessibilidade e meio-ambiente em um novo formato para a linguagem do Teatro Digital. Dessa forma, o projeto representará a voz de uma nova geração de artistas e, principalmente, das comunidades identitárias que vêm ganhando força social e política nas últimas décadas, em produções que exprimem os anseios por transformação”, esclarece.

As 13 montagens concorrem ao Prêmio WeDo! de e-Teatro nas categorias: Espetáculo, Direção, Dramaturgia, Interpretação Principal, Interpretação Coadjuvante, Figurino, Cenografia, Linguagem Audiovisual, Iluminação, Maquiagem e Visagismo, Trilha Sonora e Espetáculo Júri Popular.

Além disso, a segunda edição traz uma novidade concedida em parceria com a Sabesp, patrocinadora do evento: o Prêmio Produção Sustentável.

Para analisar as obras foi escalado um time de cinco jurados formado por:

Naná Povoas (jornalista, diretora, bailarina, atriz e cantora);

Renata Bozzy (atriz, cineasta e especialista em Method-Acting);

Roger Ribeiro (ator, roteirista, diretor e produtor);

Bruno Moreira (advogado, mestre em Direito, jornalista e ator);

e Thamiris Mandú (atriz, bailarina clássica e apresentadora).

Programação

A programação conta com montagens de sucesso de público, como os paulistanos Amadeo, baseado em uma história real sobre empatia, aceitação e suicídio assistido (direção de Nelson Baskerville e elenco formado por Thalles Cabral, Chris Couto, Claudia Missura, César Mello, Janaína Suaudeau e Thomas Huszar); e Pontos de Vista de um Palhaço, solo de Daniel Warren sobre um palhaço que busca ajuda numa sessão de terapia; além do carioca Amores Flácidos, o primeiro texto encenado do dramaturgo Herton Gustavo Gratto e que trata sobre o preconceito e o estigma da obesidade (vencedor da Primeira Edição do Núcleo Sesi de Dramaturgia).

Confira a seguir, a programação das demais montagens contempladas da segunda edição do Prêmio WeDo! De e-Teatro.

As Sete Vidas de Alva (RJ): solo de Anja Bittencourt, que apresenta de forma bem-humorada temas como memória, solidão, e outras questões da terceira idade.

Constância (RJ): com atuação de Joana Marinho e Claudia Ribeiro sobre a presença do negro pelo sertão brasileiro.

Revolução na América do Sul (RJ): um dos textos mais importantes de Augusto Boal. Cássio Duque, Junior Melo, Letícia Ambrósio, Levi Duarte, Maria Azevedo e Ritiele Reis encenam a trajetória do operário José da Silva à procura de uma solução para a fome que o devora.

O Açougueiro Online: da Sequidão da Caatinga aos Mares da Web (PE): versão digital do premiado monólogo O Açougueiro, com atuação de Alexandre Guimarães e texto e encenação de Samuel Santos.

Tempos de Errância (MG): com os atores Narciso Teles e Guilherme Conrado tem como tema central a violência armada.

O Amor de Van Gogh (SP): baseado na biografia do famoso artista, imagina Van Gogh logo após a sua morte dentro de uma de suas obras.

A Borboleta sem Asas (SP): o Grupo Trapiche apresenta essa peça infantil de forma lúdica, tratando como as deficiências podem ser eficiências singulares.

A Casatória da Defunta (RN): também direcionada ao público infantil e produzida pela Cia. Pão Doce, o espetáculo mostra as peripécias de quem já partiu desta vida para uma melhor.

Histórias do Mundão (BA): nessa peça infantil, as atrizes Ana Mendes e Manu Santiago abordam como a leitura e a contação de histórias podem ser uma alternativa divertida para as telas de computadores e celulares.

Cerimônia de premiação

Os vencedores da segunda edição do Prêmio WeDo! de e-Teatro serão anunciados em uma cerimônia no dia 10 de outubro, terça-feira, às 19h, no Mundo do Circo.

O evento é presencial e contará com transmissão ao vivo pelo e-Teatro WeDo!. Além disso, a cerimônia de premiação conta com Nany People, como apresentadora, assim como a apresentação de seu pocket show “Nany é Pop”.

Outra atração da noite de premiação é a performance da bailarina trans não-binária, Brun Willi, que funde dança e imagem em suas coreografias.

Por meio da dramaticidade do corpo e imagens extraordinárias, Brun traz o tom da respiração para sua performance, com dinâmicas contemporâneas que criam um diálogo horizontal com o público. A fala direta é necessária para dar movimento e vida para o ato, brincando com a sinestesia, ela cria uma simbiose com a pessoa em contato.

Novidades no Teatro WeDo!

Inaugurado em fevereiro de 2021, o e-Teatro WeDo! chega a segunda edição do Prêmio WeDo! de e-Teatro, acompanhando as evoluções tecnológicas. Agora, a plataforma permitirá que o público escolha seu próprio avatar, ampliando assim a interatividade dentro da plataforma, inclusive durante o espetáculo, através do auxílio da gameficação.

Outra novidade é a criação do ambiente do café com mesas-talks. Nesse espaço, o público pode se encontrar com amigos e conversar em salas de bate-papo ou mesmo conhecer novas pessoas.

Além disso, os espectadores poderão assistir aos espetáculos em grupo e comentar com seus amigos momentos emocionantes das obras e até mandarem aplausos no final de cada apresentação.

O e-Teatro WeDo! integra a produtora cultural WeDo! Entretenimento, criada pela artista Carol Guimarães, em parceria com Adriana Paulini Leão, Isabel Hani, Danilo Cruz e Vanessa Gasparini.

Além das peças produzidas pela produtora, a ideia é que a plataformatransmita espetáculos de todo Brasil, abrindo espaço para novos artistas e para a cultura regional para assim, fomentar a produção de e-Teatro.

Com a realização de quatro festivais teatrais e mais de 20 espetáculos, o espaço cultural alia cultura e tecnologia, e já recebeu peças de grandes nomes do teatro brasileiro, como: Zé Celso, Irene Ravache, Arlete Salles, Pedro Granato, Silvero Pereira e Luis Lobianco.

“A democratização ao acesso à cultura é o ponto principal na criação do e-Teatro WeDo!. Nosso objetivo é expandir as fronteiras e levar arte onde, por diversas questões, ela não consegue chegar, mas os dispositivos com internet já. A plataforma permite oferecer experiências únicas tanto para os fãs do teatro quanto para aqueles que não têm acesso fácil a espetáculos culturais, tanto pela distância quanto pelo preço dos ingressos. Um novo caminho de formação de público, por meio da digitalização do teatro, dança, apresentações musicais e eventos culturais”, finaliza Carol.

Mais informações: https://www.wedoentretenimento.com/

Redação O Diário de Maringá

Notícias de Maringá e região em primeira mão com responsabilidade e ética

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *