Gestão Ulisses Maia orienta pacientes sobre importância da atualização cadastral nas UBSs; veja quem deve atualizar

Gestão Ulisses Maia orienta pacientes sobre importância da atualização cadastral nas UBSs; veja quem deve atualizar

A gestão Ulisses Maia, por meio da Secretaria de Saúde, orienta a comunidade sobre a importância da manutenção do cadastro atualizado nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs). O cadastro de cada usuário com informações recentes é fundamental para melhoria contínua do serviço e garante que as equipes consigam contato para avisar sobre a liberação de consultas e exames. 

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Atualmente há cerca de 68 mil de pessoas com cadastros desatualizados. Para atualização, basta procurar a UBS mais próxima da residência com documento pessoal com foto e comprovante de residência. Deve atualizar o cadastro o paciente que, nos últimos seis meses, teve alterações em dados cadastrais. Veja quem precisa realizar a atualização:

– Paciente que mudou de endereço;

– Paciente que mudou o número de telefone; 

– Paciente que mudou de cidade;

– Paciente que alterou sobrenome ou outro dado importante;

– Paciente que não frequentou a UBS nos últimos seis meses. 

O secretário de Saúde, Clóvis Melo, explica que a atualização cadastral garante mais agilidade aos serviços de saúde. “Muitas pessoas mudam de número de telefone, por exemplo, e não informam a UBS. No momento da liberação dos procedimentos, as equipes não conseguem localizar o paciente, que fica na fila”, diz. Para facilitar o contato com os pacientes, o município também criou um plantão de ligação. O serviço funciona de segunda a sexta-feira, até às 21h, para comunicar os pacientes sobre liberação de consultas e exames. 

A Prefeitura de Maringá conscientiza a comunidade para redução de faltas em procedimentos agendados, o chamado absenteísmo. Pelo menos um em cada 20 pacientes não comparece aos exames e consultas, o que traz prejuízos financeiros e impacta na rotina de atendimento, já que outra pessoa poderia ser atendida no lugar. A Secretaria de Saúde orienta que, caso não possa comparecer ao atendimento, o paciente deve avisar a UBS de referência ou sinalizar no momento em que for comunicado sobre o agendamento.

Redação O Diário de Maringá

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