Beto Richa pede liberação de recursos para áreas atingidas por enchentes no Paraná

Beto Richa pede liberação de recursos para áreas atingidas por enchentes no Paraná

O deputado federal Beto Richa (PSDB-PR) pediu ao ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, a liberação de recursos do Bolsa Família, do FGTS e a antecipação de uma parcela do Benefício de Prestação Continuada (BPC) para os atingidos pelas enchentes no Paraná. O pedido aconteceu durante uma reunião virtual, nesta sexta-feira (20), entre os prefeitos dos municípios afetados pelas chuvas, com a bancada federal e representantes dos governos estadual e federal.

Beto Richa vota pela aprovação de acordos internacionais

O encontro foi provocado pelo deputado Beto Richa, em conversa na última quarta-feira à noite com a deputada federal Gleisi Hoffmann (PT-PR) e o presidente da Itaipu, Ênio Verri. Richa também articulou com o vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, para dar prioridade ao Paraná.

Após o pedido, a deputada Gleisi organizou a reunião com o ministro Waldez Góes, governo estadual, bancada paranaense e os prefeitos das cidades atingidas pelas chuvas.

No encontro, Richa propôs que o governo federal libere benefícios similares aos oferecidos ao Rio Grande do Sul, também atingido por fortes chuvas. Uma das medidas é a agilidade no reconhecimento de situação de emergência ou de calamidade pública dos municípios atingidos. Atualmente apenas 14 dos 32 municípios prejudicados pelas chuvas tiveram o reconhecimento pelo governo federal.

“Com o reconhecimento fica fácil a liberação de recursos emergenciais e o repasse de verba para as famílias atingidas pela enchente”, disse Richa. O deputado pediu ao governo que envie emergencialmente 6 mil cestas básicas para as populações dos municípios atingidos. E repasse R$ 50 milhões aos municípios para a recuperação de pontes, estradas e ruas das áreas afetadas.

Richa pediu a liberação de recursos do Fomento Rural, de até R$ 4,6 mil, para atender os pequenos agricultores de municípios em situação de calamidade pública. E, nessas cidades, que o governo federal antecipe a liberação de uma parcela do Benefício de Prestação Continuada (BPC), bem como a liberação do Bolsa Família e do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS).

Outra proposta foi a liberação de recursos extraordinários para atender a rede de assistência social e para ofertar alojamentos provisórios nos municípios atingidos.

Richa ressaltou que o momento exige a união de todos, independente de partidos e ideologias.

Participaram do encontro os deputados federais Gleisi Hoffman, Tadeu Veneri (PT-PR), Marco Brasil (PP-PR), Nelsinho Padovani (União Brasil), Aliel Machado (PV-PR) e Toninho Wandscheer (PP-PR), o senador Flavio Arns (Pode-PR), o vice-governador Darci Piana e o deputado estadual Hussein Bakri (PSD-PR), além da equipe técnica do Ministério da Integração.

Gilmar Ferreira

Rádios: Eden FM Centenário do Sul Rádio Colorado AM Rádio Menina FM de Blumenau Rádio Globo AM Blumenau Globo FM Maringá Rede de Rádios Maringá Metropolitana FM - Maringá Jovem Pan FM - Maringá Emissoras de TV: TV Maringá Band Maringá Record RIC TV Maringá RTV 10 Maringá Record News Rede Mercosul Estado do Paraná Outras informações: Cerimonialista Jornalista - MTB 0011341/PR

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *