Enem: três temas da atualidade que podem ser cobrados na prova de Ciências Humanas

Enem: três temas da atualidade que podem ser cobrados na prova de Ciências Humanas

Nos últimos anos, uma das principais particularidades das questões do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é fazer com que os estudantes lidem com questões interdisciplinares, principalmente sobre assuntos da atualidade que permeiam questões de caráter social. A análise de questões relacionadas a essas áreas podem ser fomentadas puramente por manter-se informado acerca dos debates sobre assuntos importantes que estão em alta na atualidade. Por isso, independentemente da matéria, a preparação para o Enem não deve ser limitada aos conteúdos disciplinares.

A prova de Ciências Humanas é composta por quatro disciplinas: História, Geografia, Sociologia e Filosofia. Segundo o editor de Ciências Humanas da Conquista Solução Educacional, Carlos Eduardo Zlatic, o conhecimento disciplinar sobre esses temas não é o suficiente, uma vez que o Enem, historicamente, cobra questões interdisciplinares relacionadas principalmente a assuntos que estão presentes nos debates atuais da sociedade. Pensando nisso, o especialista levantou algumas questões da atualidade que podem ser abordadas no exame.

Exclusão social e meio ambiente

As ameaças aos biomas brasileiros, principalmente a Amazônia, são uma preocupação global nas últimas décadas. Queimadas e desmatamentos têm efeitos imediatos como a crise hídrica, que gera racionamento do abastecimento de água, e as calamidades causadas pelo excesso de chuvas, ainda mais graves quando atingem os centros urbanos. “A Geografia merece destaque ao trabalhar com o conceito de antropoceno, uma nova era geológica caracterizada pelos impactos da ação humana na natureza e os efeitos nocivos para todo o planeta, como a poluição por plástico, o aquecimento global, as catástrofes naturais, entre outros”, aponta Zlatic, que indica, além dos geógrafos, estudar filósofos como Hans Jonas e Ailton Krenak, que abordam questões ambientais nas teorias.

Democracia, cidadania e representatividade

O especialista ressalta que, nos últimos anos, muito tem sido questionado a respeito do funcionamento da democracia no Brasil, o que perpassa a representatividade de grupos minoritários, mas também o consenso para o funcionamento democrático. “O tema da democracia é alvo de constante atenção. Seria impossível compreender esse tema sem a História e a Filosofia”, salienta. Zlatic recomenda Maquiavel e Hannah Arendt como nomes fundamentais para ajudar a entender melhor os regimes políticos.

Violência no Brasil

Segundo o Atlas da Violência de 2023, o Brasil é um dos países mais violentos do mundo. “Esse levantamento traz ainda um dado que requer atenção: o aumento da violência contra a população idosa no Brasil, na ordem de 38%”, revela Carlos, ressaltando que bons conhecimentos de Geografia e de Sociologia podem auxiliar na compreensão desse tema.

Sobre a Conquista Solução Educacional

A Conquista é uma solução educacional que oferece aos alunos da Educação Infantil, do Ensino Fundamental e do Ensino Médio uma proposta de educação e futuro que integra a família, a escola e a comunidade. Com diversos recursos, material didático completo e livros de Empreendedorismo e Educação Financeira, o objetivo da solução é ajudar, de forma consistente, os alunos no processo de aprendizagem e estimular o desenvolvimento de suas capacidades. Atualmente, mais de 1.700 escolas de todo o Brasil utilizam a solução.

Redação

Desde 1998, a Central Press ajuda a construir, ampliar, zelar e valorizar a reputação de empresas de vários portes e setores, com atuação nacional e internacional. É uma agência de comunicação “full service” com sólida experiência, que está em constante evolução. Afinal, é formada por profissionais inquietos e pautados pela criatividade. Dispõe de uma equipe multidisciplinar, com amplo conhecimento de mercado (Business Knowledge) e relacionamento estreito com lideranças e formadores de opinião. É formada por jornalistas, relações públicas, publicitários e especialistas em reputação, marketing, branding e comunicação empresarial. Atualmente, tem operações em Curitiba, Campo Grande, Cuiabá, Porto Alegre, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo, além de escritórios de agências parceiras em Londres, Nova Iorque, Boston e Doha.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *