Guarda Municipal é para cuidar de próprios públicos, diz secretário de Segurança do Paraná Coronel Hudson Teixeira

Guarda Municipal é para cuidar de próprios públicos, diz secretário de Segurança do Paraná  Coronel Hudson Teixeira

O secretário de segurança pública do Paraná, Coronel Hudson Leôncio Teixeira, deixou claro nesta segunda-feira (30). a função da GM. “A guarda municipal é para cuidar de próprios públicos”, disse o secretário.

Avaliando necessidade: quando é vantajoso manter um carro apenas para lazer aos fins de semana?

Entende-se como próprios municipais, os centros comunitários, postos de Saúde, espaço destinados a eventos, paço municipal e todos os demais prédios públicos que disponibilizam banheiros a população

Art 144, § 8º : Os Municípios poderão constituir guardas municipais destinadas à proteção de seus bens, serviços e instalações, conforme dispuser a lei. (Vide Lei nº 13.022, de 2014)

“As Guardas Municipais têm entre suas atribuições primordiais o dever de prevenir, inibir e coibir, pela presença e vigilância, infrações penais ou administrativas e atos infracionais que atentem contra os bens, serviços e instalações municipais.

Será que aqueles candidatos que querem eximir a responsabilidade do Estado do Paraná em enviar um efetivo maior de PMs para Maringá e prometem que vão ampliar a GM não conhecem a lei ou estão fazendo demagogia?

Redação O Diário de Maringá

Notícias de Maringá e região em primeira mão com responsabilidade e ética

Um comentário em “Guarda Municipal é para cuidar de próprios públicos, diz secretário de Segurança do Paraná Coronel Hudson Teixeira

  1. Recentemente um vereador de Maringá pedia aumento do policiamento da PM sendo que a cidade conta com a GM .. uma bobagem do vereador a meu ver .. ele deveria trabalhar para fortalecer o trabalho da GM de Maringá.. quanto a entrevista do coronel Hudson quando ele fala sobre a atribuições constitucionais ele esquece de mencionar a lei 13022 de 2014 no seu art 5o. As GMs vieram para contribuir com a segurança pública nos municípios onde elas existem, elas não estão aí para rivalizar com outras instituições, aliás você deve se perguntar : se você precisa de ajuda em um momento de perigo você realmente vai se preocupar com quem vai te socorrer ?? Se a cor do uniforme é azul ou caqui ?? Menos polêmicas, vamos pensar no bem maior que é a população.. quanto a demagogia ou hipocrisia de candidatos basta que todos leiam e consultem a lei 13022 de 2014 sobre o Estatuto Geral das Guardas Municipais, sobre a lei que institui o SUSP Sistema Único de Segurança Pública (não lembro o número da lei) onde figuram as Guardas Municipais e uma recente decisão do STF que reconhece as Guardas Municipais como órgão de segurança pública..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *