Maringá recebe vacina com maior proteção contra doenças pneumocócicas na rede privada

Maringá recebe vacina com maior proteção contra doenças pneumocócicas na rede privada

A nova vacina conjugada 15-valente (Pn15) oferece uma proteção adicional quando comparada às vacinas 10-valente e 13-valente, além de produzir anticorpos em níveis mais elevados para o sorotipo 3, causador da pneumonia necrotizante

O laboratório São Camilo, referência em Maringá e pertencente a Dasa, maior rede de saúde integrada do Brasil, acaba de disponibilizar a vacina Pneumocócica 15-valente. O imunizante contém 5 novos sorotipos a mais que a vacina Pneumocócica 10-valente, disponível na rede pública, e 3 sorotipos a mais que a 13-valente, que é oferecida na rede privada de saúde.

Professora Inspiração: iniciativa valoriza docentes para impulsionar ensino público na Grande Curitiba

Quando comparada a vacina Pn13, que oferecia uma ampla cobertura, a Pneumocócica 15-valente apresenta maior imunogenicidade para o sorotipo 3. “A proteção extra contra o sorotipo 3 é muito importante uma vez que ele pode causar pneumonia necrotizante, uma complicação grave de infecção pulmonar”, explica a Dra. Maria Isabel de Moraes-Pinto, infectologista e consultora de vacinas da Dasa.

As vacinas são a principal forma de prevenção contra as doenças pneumocócicas, responsáveis por pneumonia, meningite e infecções do sangue (bacteremia e sepse), além de otite e sinusite. Os quadros mais graves acontecem quando o pneumococo invade a corrente sanguínea ou os tecidos e fluidos que envolvem o cérebro e a medula espinhal (meningite). “Nesses casos, o paciente pode apresentar sequelas e a doença pode, inclusive, levar ao óbito”, alerta a médica.

Crianças, idosos e pessoas com alguma condição de imunossupressão são as que mais frequentemente apresentam doenças causadas por pneumococos e devem se vacinar. “Na faixa etária entre 6 e 60 anos, aqueles que apresentam alguma comorbidade também precisam se vacinar, pois a chance de ter alguma doença pneumocócica é maior”, acrescenta a Dra. Maria Isael.   

A Pneumocócica 15-valente pode ser administrada a partir das seis semanas de idade e cobre cerca de 73% dos sorotipos em crianças e 48% em adultos. O esquema vacinal contempla 3 doses até os seis meses de idade e uma dose de reforço no segundo ano de vida. Já os adultos recebem apenas uma única dose.  

“A Pn15 é elaborada a partir de componentes da cápsula dos sorotipos de pneumococo, às quais são conjugadas proteínas”. É segura e apresenta pouca reação, como dor e vermelhidão no local e inchaço, que desaparecem em até 3 dias da aplicação”, finaliza a especialista.

Em Maringá, a vacina Pn15 estará disponível nas unidades do laboratório São Camilo e via atendimento móvel, serviço onde o profissional se desloca até o lugar escolhido pelo próprio paciente. O agendamento poderá ser realizado pelo telefone no número (44) 3221-5533.

Sobre o São Camilo 

O Grupo São Camilo atua há mais de 40 anos em Maringá (PR) e região oferecendo atendimento de excelência, amplo portfólio de exames e equipamentos de alta tecnologia, realizando exames de análises clínicas e imagem. O laboratório possui 5 unidades hospitalares, 1 unidade de Anatomia Patológica e 13 unidades de atendimento, entre elas a Materno Infantil e a Unidade Melhor Idade, além de oferecer também o serviço de Atendimento Móvel. O laboratório São Camilo integra a Dasa, líder brasileira em medicina diagnóstica e maior empresa do setor na América Latina, processa 250 milhões de exames por ano, atendendo mais de 20 milhões de pessoas em todo o país, com um portfólio de mais 2.500 tipos diferentes de exames.  

Sobre a Dasa

A Dasa é a maior rede de saúde integrada do Brasil. Faz parte da vida de mais de 23 milhões de pessoas por ano, com alta tecnologia, experiência intuitiva e atitude à frente do tempo. Com mais de 50 mil colaboradores e 250 mil médicos parceiros, existe para ser a saúde que as pessoas desejam e que o mundo precisa, estando presente em cada etapa de cuidado.    

Acredita que para cuidar sempre é preciso cuidar por inteiro. Por isso, olha para a gestão da saúde de um jeito preventivo, preditivo e personalizado. Integra medicina diagnóstica, imunização, hospitais, genômica, oncologia, coordenação de cuidado, pronto atendimento, telemedicina, pesquisa clínica e ciência. Ao todo, conta com 15 hospitais referências e mais de 59 marcas entre medicina diagnóstica e hospitais, distribuídas em mais de mil unidades no Brasil.    

A Dasa garante uma navegação ágil, descomplicada e sem atritos na jornada da saúde, tanto para pacientes quanto para médicos, por meio da sua plataforma de gestão de saúde digital, o Nav. Além disso, oferece soluções integradas e inovadoras de saúde corporativa, por meio da Dasa Empresas.    

Somos Dasa e somos para toda a vida. Para mais informações, acesse: www.dasa.com.br

Redação O Diário de Maringá

Notícias de Maringá e região em primeira mão com responsabilidade e ética

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *