Ulisses Maia conquista prêmio de ′Prefeito Inovador′ da Rede Cidade Digital

Ulisses Maia conquista prêmio de ′Prefeito Inovador′ da Rede Cidade Digital

Três projetos da Gestão Ulisses Maia/Scabora foram reconhecidos como projetos inovadores em premiação promovida pela Rede Cidade Digital: o ′Centro de Controle Integrado (CCI) da Guarda Civil Municipal′, o ′ACE Mobile: informatização no combate à dengue′ e a ′Tramitação eletrônica da execução orçamentária′. Entre as dez iniciativas selecionadas no Paraná e Santa Catarina, Maringá foi a única cidade que teve três projetos reconhecidos. Além disso, o prefeito Ulisses Maia conquistou o prêmio ′Prefeito Inovador′ pela implantação do software de inteligência artificial na Procuradoria Geral do Município. 

A entrega da premiação ocorreu nesta quinta, 23, e sexta-feira, 24, durante o 9º Congresso Paranaense de Cidades Digitais e Inteligentes, realizado no Teatro do Colégio Londrinense, em Londrina. Além do prefeito Ulisses Maia, estiveram presentes no evento os secretários de Segurança, Ivan Quartaroli, de Saúde, Clóvis Augusto Melo, de Fazenda, Orlando Chiqueto, e o secretário da Agência Maringá de Tecnologia e Inovação, Edney Mossambani.

Prensa-cabos tem papel fundamental na indústria

A premiação de ′Prefeito Inovador′ foi entregue no primeiro dia do evento. O software de inteligência artificial implantado na Procuradoria Geral do Município é responsável por otimizar a leitura de processos judiciais, sugerir petições e fazer peticionamentos de forma automática. Por meio do ′Sistema eGPJ′, o programa gerencia cerca de 40 mil ações judiciais em uma única plataforma com integração ao Sistema Eletrônico de Informações (SEI) e ao sistema tributário. A ferramenta garantiu agilidade e eficiência, pois anteriormente os processos eram realizados de forma manual e com quatro sistemas diferentes.

“Maringá é uma cidade inteligente, inovadora e digital. Esse reconhecimento, ao vermos nossa cidade com o maior número de projetos reconhecidos pela Rede Cidade Digital, comprova isso. Nossa gestão conta com diversos projetos que deram maior agilidade para processos e serviços, com o objetivo de melhorar a vida do maringaense”, destacou o prefeito Ulisses Maia. 

Conheça os projetos reconhecidos – Em operação desde o final de 2022, o Centro de Controle Integrado (CCI) da Guarda Civil Municipal, vinculado à Secretaria de Segurança, é um dos sistemas de segurança mais inteligentes e modernos do Brasil. Com investimento de R$ 5,7 milhões, o CCI conta com mais de 140 câmeras de monitoramento integradas, que estão espalhadas nos diversos pontos da cidade e garantem mais agilidade no atendimento das ocorrências. Dessas, 70 são as novas câmeras de reconhecimento facial e de leitura de placas de veículos. A Guarda e as polícias atuam de forma integrada no CCI para garantir ainda mais assertividade nas ações de segurança na cidade.

Com a implantação do projeto ′ACE Mobile′ no ano passado, a Prefeitura de Maringá modernizou e informatizou o processo de controle e prevenção ao mosquito Aedes aegypti. A Secretaria de Saúde entregou aos agentes de combate à endemias (ACEs) 190 tablets com um aplicativo específico para registro e centralização de dados de mais de 200 mil imóveis. Além de otimizar e agilizar os atendimentos em campo, a iniciativa gerou economia, com a redução do uso de papel pelos servidores. Maringá foi a primeira cidade de grande porte que aderiu ao uso da tecnologia para auxílio do trabalho de controle e prevenção da dengue. 

A Tramitação Eletrônica da Execução Orçamentária foi implantada pela Secretaria de Fazenda (Sefaz) em 2018 para garantir ainda mais agilidade e transparência nas fases da execução orçamentária. O sistema foi desenvolvido para assinatura eletrônica nos softwares de gestão pública, para criar documentos digitais (solicitação de despesa, empenho, liquidação, ordem de pagamento, entre outros) e realizar o trâmite eletronicamente pelos departamentos. A medida também trouxe economia e melhorias na logística devido à redução no uso de papel. 

Os projetos premiados seguem critérios como uso da tecnologia para melhorar os serviços municipais e a vida dos cidadãos, impacto positivo no desenvolvimento social e econômico do município e apresentação contínua de indicadores e resultados do programa.

Redação O Diário de Maringá

Notícias de Maringá e região em primeira mão com responsabilidade e ética

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *