Azeites de Oliva da Espanha forma mestres paelleros
Em sua mais recente iniciativa da campanha promovida no mercado brasileiro desde o início do ano, a Organização Interprofissional Azeites de Oliva da Espanha reuniu influenciadores da área gastronômica para uma experiência culinária. Os convidados tiveram a oportunidade de aprender a preparar a paella, prato simbólico da gastronomia espanhola.
Sob o comando do chef Leandro Dias, do restaurante La Paella, os participantes foram conduzidos passo a passo para testemunhar a elaboração desse típico prato espanhol. Além de arroz, a paella leva lula, camarões, mexilhões, vegetais, carnes de porco e frango, açafrão e, claro, Azeite de Oliva Extra Virgem da Espanha, neste caso da variedade Picual.
O evento contou com a participação especial da chef e apresentadora de TV Cecília Padilha, que além de acompanhar o chef Leandro no preparo da paella mais tradicional, ainda criou uma receita original de paella à brasileira, que foi compartilhada com os convidados para se divertirem cozinhando em casa.
Ao final do evento, cada convidado recebeu um certificado digital com o título honorário de “Especialista em Paella”.
“Se há um prato que define a gastronomia espanhola é sem dúvida a paella. Um prato mundialmente famoso pelo qual qualquer turista que se preze acaba se apaixonando mais cedo ou mais tarde”, comenta Cecília Padilha, finalista Master Chef, apresentadora de programa gastronômico na TV e influenciadora.
As suas raízes na Espanha remontam aos séculos XV e XVI quando nasceu nas zonas rurais de Valência. Um prato típico dos agricultores e pastores, pois é uma refeição fácil de preparar com os ingredientes que tinham à disposição no campo. Na verdade, no início era composto simplesmente por arroz, farinha e leite de amêndoa.
Uma receita que aos poucos foi enriquecida com a adição de outros tipos de ingredientes de que os agricultores dispunham, como coelho ou lebre, pato, frango ou até caracóis. Tudo misturado com os legumes que cultivavam, arroz, açafrão e azeite, cozido em fogo brando e com lenha de laranjeira.
Seu nome vem do tradicional recipiente onde é feita, uma espécie de panela grande e rasa, dotada de duas alças, a paella.
Mais informações:
- A Espanha possui 25% dos olivais do mundo e produz cerca de 50% de todos os azeites de oliva produzidos globalmente. Ou seja, uma em cada duas garrafas de azeite de oliva no planeta contém azeites da Espanha.
- Na Espanha, são cultivadas mais de 200 variedades de azeitonas. Essa grande diversidade resulta em uma gama única de azeites de oliva que, juntamente com as mais recentes tecnologias e processos, garantem a máxima qualidade.
- De acordo com o ranking elaborado anualmente pelo portal World’s Best Olive Oils, com base nos resultados dos concursos internacionais mais prestigiosos de azeite de oliva extra virgem, a Espanha classifica em média 7 dos 10 melhores azeites de oliva extra virgem do mundo.
Sobre a campanha: Azeites de Oliva da Espanha, os Mais Premiados do Mundo.
A organização: ‘Azeites de Oliva da Espanha’ é a marca promocional da Interprofissional do Azeite de Oliva Espanhol, uma organização sem fins lucrativos, integrada por todas as entidades representativas do setor oleícola espanhol, cujo principal objetivo é promover o produto mundialmente. Há mais de uma década, desenvolve campanhas para promover o produto entre os consumidores dos cinco continentes.