Colégio Positivo alerta para câncer de pele

Colégio Positivo alerta para câncer de pele

Campanha da Sociedade Brasileira de Dermatologia ganha apoio da iniciativa privada para conscientizar sobre chegada do verão e aumento dos perigos do câncer de pele

“Seu Sol, Sua Pele, Sua Proteção”. Esse é o slogan central da campanha de 2023 do Dezembro Laranja, que tem como objetivo promover a conscientização sobre os fatores de risco para o câncer de pele, que é o tipo mais comum no Brasil e no mundo. Pensando nisso, 14 unidades do Colégio Positivo – espalhadas por cidades do Paraná e Santa Catarina -, além do Centro de Eventos Positivo, localizado no Parque Barigui, estarão iluminados em laranja durante todas as noites do mês de dezembro.

A campanha, organizada pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), orienta a população a manter hábitos adequados de proteção solar e visitar regularmente o dermatologista para obter uma avaliação especializada. Além disso, a SBD realiza consultas gratuitas para a prevenção do câncer da pele, em cerca de 100 postos de atendimento espalhados por todo o país. A ação acontece no primeiro sábado do mês, 2 de dezembro, das 9h às 15h. No Paraná, os postos de atendimento estarão disponíveis em Cascavel, Foz do Iguaçu, Apucarana, Guarapuava, Maringá e Paranavaí. Em Curitiba, haverá atendimento para pacientes das unidades de saúde de Curitiba que já se encontram em fila de espera no Centro de Especialidades Hauer, Centro de Especialidades Santa Felicidade, Centro de Especialidades Mãe Curitibana, Ambulatório do Hospital de Dermatologia Sanitária do Paraná (Piraquara) e no Hospital Universitário Evangélico Mackenzie.

Segundo Karina Bittencourt Medeiros, médica dermatologista, membro da SBD e coordenadora estadual da campanha no Paraná, nunca é demais lembrar os prejuízos que o excesso de sol pode causar, entre eles o câncer de pele. “Seja na praia, piscina, durante uma caminhada ou até mesmo no dia a dia, a prevenção é uma prática indispensável para garantir uma pele saudável e protegida. O câncer da pele é o tipo da doença mais incidente no Brasil, e quando descoberto no início, tem mais de 90% de chances de cura”, complementa a especialista.

Karina também lembra que cada paciente tem sua cor de pele diferente e sua individualidade. Por isso a fotoproteção também deve ser personalizada. “É importante que o paciente procure um dermatologista e siga as orientações para a prevenção, começando pelo uso diário do protetor solar e de acessórios como chapéus, roupas com proteção UV, óculos de sol, entre outros. Pele bonita é pele saudável”, observa.

Dezembro Laranja

Em 2016, a Assembleia Legislativa do Paraná, por meio de uma proposição do deputado Anibelli Neto (MDB), aprovou a lei 18.829/2016, que criou a Campanha Dezembro Laranja. O mês é dedicado à realização de ações preventivas e à conscientização da população sobre a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de pele.

 Cuidados

Quem tem pele e olhos claros está mais vulnerável à ação dos raios solares, porém, todas as pessoas estão suscetíveis ao câncer de pele. Dentre as causas e os riscos de desenvolver a doença, destaca-se a exposição prolongada e repetida ao sol, principalmente na infância e adolescência. Para se proteger do câncer de pele, a SBD recomenda:

  • evitar a exposição solar e permanecer na sombra entre 10h e 16h;
  • usar filtro solar diariamente, com fator de proteção solar (FPS) 30, no mínimo;
  • usar chapéu, camiseta, óculos escuros e protetor solar;
  • observar regularmente a própria pele, à procura de novas pintas ou manchas;
  • consultar um dermatologista uma vez ao ano, pelo menos, para um exame completo.

Sobre o Colégio Positivo

O Colégio Positivo compreende sete unidades na cidade de Curitiba, onde nasceu e desenvolveu o modelo de ensino levado a todo o país e ao exterior. O Colégio Positivo – Júnior, o Colégio Positivo – Jardim Ambiental, o Colégio Positivo – Ângelo Sampaio, o Colégio Positivo – Hauer, o Positivo International School, o Colégio Positivo – Água Verde e o Colégio Positivo – Boa Vista atendem alunos da Educação Infantil ao Ensino Médio, sempre combinando tecnologia aplicada à educação e professores qualificados, com o compromisso de formar cidadãos conscientes e solidários. Em 2016, o grupo chegou em Santa Catarina – onde hoje fica o Colégio Positivo – Joinville e o Colégio Positivo – Joinville Jr. Em 2017, foi incorporado ao grupo o Colégio Positivo – Londrina. Em 2018, o Positivo chegou a Ponta Grossa (PR), onde hoje está o Colégio Positivo – Master. Em 2019, somaram-se ao Grupo duas unidades da escola Passo Certo, em Cascavel (PR), e o Colégio Semeador, em Foz do Iguaçu (PR). Em 2020, o Colégio Vila Olímpia, em Florianópolis (SC), passou a fazer parte do Grupo. Em 2021, a St. James’ International School, em Londrina (PR), integrou-se ao grupo. Em 2023, o Positivo chega a São Paulo, com a aquisição do Colégio Santo Ivo, e passa a contar com 17 unidades de ensino, em oito cidades, no Sul e Sudeste do Brasil, que atendem, juntas, aproximadamente 18,5 mil alunos desde a Educação Infantil ao Ensino Médio.

Redação

Desde 1998, a Central Press ajuda a construir, ampliar, zelar e valorizar a reputação de empresas de vários portes e setores, com atuação nacional e internacional. É uma agência de comunicação “full service” com sólida experiência, que está em constante evolução. Afinal, é formada por profissionais inquietos e pautados pela criatividade. Dispõe de uma equipe multidisciplinar, com amplo conhecimento de mercado (Business Knowledge) e relacionamento estreito com lideranças e formadores de opinião. É formada por jornalistas, relações públicas, publicitários e especialistas em reputação, marketing, branding e comunicação empresarial. Atualmente, tem operações em Curitiba, Campo Grande, Cuiabá, Porto Alegre, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo, além de escritórios de agências parceiras em Londres, Nova Iorque, Boston e Doha.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *