Começar o ano com vida financeira controlada é um desafio

Começar o ano com vida financeira controlada é um desafio

Depois das festas e gastos do final do ano, a preocupação em colocar a vida financeira em dia é uma meta para muitas pessoas. No entanto, o mês de janeiro já começa com uma lista de despesas, como IPTU, IPVA, compra de material escolar, matrículas e outros tipos de gastos. Para quem já estava no vermelho, esse é, sem dúvida, o primeiro desafio de 2024. 

Pesquisa divulgada em dezembro pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) mostrou que 76,6% dos entrevistados tinham dívidas em novembro de 2023, como cartão de crédito, cheque especial, carnê de loja, crédito consignado, prestações de carro e casa. Outros 29% disseram que tinham dívidas em atraso e 12,5% não tinham condições de pagar as dívidas.

Como forma de evitar que a falta de pagamento se torne uma “bola de neve” é preciso, em primeiro lugar, fazer uma análise sobre a extensão do problema, de acordo com especialistas. Para a diretora-superintendente da Unicred Central Multirregional, Carolina Ramos, é primordial fazer os cálculos dos valores devidos e dos que estão por vir. Outra orientação é tentar negociar junto aos credores e fazer uma planilha do orçamento. “A pessoa deve listar todas as dívidas em atraso, juntamente com os valores nas novas contas, taxas e prazos de pagamento.”

De acordo com a executiva, uma das opções para desafogar e sair do vermelho é recorrer a um empréstimo. Mas, ela lembra que a solicitação do recurso tem de ser feita com responsabilidade para não agravar, ainda mais, a situação financeira.  

Carolina Ramos ressalta que o empréstimo pessoal pode ser utilizado para qualquer objetivo, sem a necessidade de comprovação da destinação. “De uma forma geral, o uso do dinheiro é livre e pode ser direcionado para cobrir despesas pessoais, mas nesta época do ano é possível contar com linhas de crédito específicas para esta finalidade, com taxas bastante vantajosas, como é o caso da nossa linha Super Virada. Além, é claro, de linhas direcionadas ao público PJ, que precisa de um auxílio para iniciar 2024 com um maior capital de giro para desenvolver o seu negócio”, diz.

A Unicred conta com vários tipos de linhas de crédito, como: crédito imobiliário, financiamento de veículos, crédito capital de giro, financiamento de máquinas e equipamentos, crédito estudantil, dentre outros. As linhas são sempre direcionadas aos cooperados da cooperativa, priorizando taxas mais justas perante o mercado. 

Carolina ainda reforça que um novo ano é tempo de repensar sobre um padrão de vida com controle dos gastos. “É fundamental que as pessoas tenham conhecimento sobre educação financeira para equilibrar as contas, conseguir investir algum valor e ter um 2024 próspero e sem preocupações”, alerta.

DINO