Deputado Luiz Fernando Guerra alertou sobre compra de tilápias do Vietnã

Deputado Luiz Fernando Guerra alertou sobre compra de tilápias do Vietnã

O alerta foi feito no plenário da Assembleia Legislativa do Paraná, em outubro, onde o deputado Luiz Fernando Guerra saiu em defesa dos produtores paranaenses afirmando que a possível compra de tilápias do Vietnã seria uma ação completamente desnecessária considerando que o Brasil é um dos maiores produtores desse peixe. Com base nos dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a piscicultura no Paraná atingiu 144,9 mil toneladas, o equivalente a 25,9% da produção nacional.

Guerra, que é conhecido por seu apoio ao setor agropecuário e à agricultura familiar, alertou sobre os impactos negativos dessa importação. Inclusive, ele é o responsável pela lei que garantirá que um milhão de alunos da rede estadual de ensino tenha peixe na merenda escolar ainda no primeiro semestre de 2024, promovendo uma alimentação mais saudável e incentivando a economia local.

“O consumo de tilápia impulsiona o trabalho dos pequenos produtores e garante renda para muitas famílias que dependem da piscicultura. Importar tilápia do Vietnã é um absurdo, pois desvaloriza uma cadeia produtiva que gera receita de R$ 9 bilhões e cultivou 860 mil toneladas de peixe no Brasil, apenas em 2022”, argumentou o deputado em seu pronunciamento.

Apesar do Governo Federal negar repetidamente qualquer acordo de importação de tilápias do Vietnã, já foi confirmada a chegada da primeira carga de filés desse peixe em dezembro. Essa informação está disponível no sistema de comércio exterior brasileiro. A Federação da Agricultura do Estado do Paraná (FAEP) também se manifestou contrária à importação de tilápia do Vietnã. De acordo com a entidade, isso prejudica a produção local, que está em expansão no país. No Paraná, que é responsável por 40% da produção nacional de tilápias, essa importação pode ter um impacto significativo no mercado e na economia.

“Não podemos permitir que isso aconteça como ocorreu com a atividade leiteira, em que as importações afetaram os preços internos do produto e prejudicaram milhares de produtores. Precisamos lutar para proteger a piscicultura desse cenário”, ressaltou o presidente da FAEP, Ágide Meneguette.

O deputado Luiz Fernando Guerra reforçou que a produção de tilápias está presente em 26 estados brasileiros, além do Distrito Federal. “Todo esse volume produzido não é por acaso. São muitas famílias que dependem da piscicultura e precisam de apoio, não de uma medida que pode colocar em risco o trabalho delas. O Paraná, com mais de 34% da produção nacional de tilápias, cultivou 187.800 toneladas no ano passado. Não há necessidade de importar o que produzimos tão bem aqui”, finaliza o deputado.

Redação O Diário de Maringá

Notícias de Maringá e região em primeira mão com responsabilidade e ética

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *