Nova pesquisa revela que 83% das cadeias de suprimentos não conseguem lidar com interrupções em 24 horas

Mesmo sendo uma das principais lições da era da pandemia, uma nova pesquisa da IDC* financiada pela Kinaxis® Inc. (TSX:KXS) aponta para um progresso lento na adaptação das cadeias de suprimentos para serem mais flexíveis e resilientes, ao mesmo tempo em que destaca um otimismo em relação às ferramentas de orquestração de cadeias de suprimentos como um elemento fundamental para o futuro.

Segundo a pesquisa, menos de um quinto (17%) dos líderes globais de cadeias de suprimentos afirmam que suas empresas conseguem responder a interrupções em até 24 horas. Evidenciando sua frustração generalizada, surpreendentes dois terços (67%) dos entrevistados admitem não estarem “muito satisfeitos” com seu tempo de resposta.

A abrangente pesquisa com 1.800 tomadores de decisão de cadeias de suprimentos ao redor do mundo expõe a dura realidade de que a maioria está enfrentando dificuldades para manter suas operações ágeis e adaptáveis em meio a uma série de interrupções decorrentes de conflitos geopolíticos, desastres naturais e outras formas de volatilidade. Enquanto o tempo médio de resposta a crises é preocupante, de cinco dias, a pesquisa mostra que o desempenho varia entre os setores. No setor de Petróleo e Gás, por exemplo, 28% dos entrevistados afirmam ser capazes de responder em um dia, em comparação com 15% nas ciências da vida e 14% na indústria aeroespacial.

“É mais comum do que nunca, durante as conferências de resultados trimestrais, ouvir que cadeias de suprimentos são determinantes para o sucesso ou fracasso, e esses dados comprovam que há uma oportunidade enorme em todos os setores para melhorar a resiliência e a mitigação de riscos”, disse John Sicard, presidente e CEO da Kinaxis. “Ferramentas de orquestração de última geração, aprimoradas com IA, que permitem às empresas alcançar transparência, agilidade e colaboração aprimorada, podem ajudar a lidar com essas tendências crescentes e transformar os diretores de cadeia de suprimentos em heróis, em vez de bodes expiatórios, da próxima vez que problemas surgirem”.

Embora os entrevistados em todas as regiões estejam predominantemente insatisfeitos com a capacidade de suas empresas de resistir e responder a choques na cadeia de suprimentos, eles permanecem otimistas em relação ao potencial da tecnologia para reverter essa situação, com 97% afirmando que melhores ferramentas de orquestração teriam um impacto modesto (44%) ou significativo (53%) no desempenho da cadeia de suprimentos.

Outras descobertas importantes incluem:

  • Os entrevistados do setor industrial avaliam sua resiliência como a mais alta (47%), enquanto varejo (29%) e aeroespacial (27%) se classificam como as mais baixas

  • 42% dos entrevistados do setor de produtos de consumo classificaram sua orquestração de cadeia de suprimentos como madura, o mais alto entre todos os setores

  • 25% dos entrevistados planejam adotar novas tecnologias no próximo ano para melhorar a resiliência

  • 33% desejam plataformas de orquestração de cadeia de suprimentos que ofereçam capacidades de IA/genIA

  • 63% consideram sua cadeia de suprimentos como alguma forma de vantagem competitiva nos próximos 12 meses, mas cai para 48% nos próximos 1-3 anos

  • 37% afirmaram que o maior obstáculo para adotar uma aplicação de orquestração de cadeia de suprimentos foi não encontrar a solução de fornecedor adequada

Para mais informações sobre como as soluções de gestão de cadeia de suprimentos da Kinaxis podem beneficiar sua empresa, acesse Kinaxis.com.

Metodologia: a pesquisa foi conduzida em dezembro de 2023 pela IDC e encomendada pela Kinaxis, entrevistando 1.800 líderes de cadeias de suprimentos em toda a América do Norte (EUA e Canadá), Europa (Reino Unido, França e Alemanha) e APAC (Japão, Taiwan, Índia e Austrália).

*IDC InfoBrief, patrocinado pela Kinaxis, Supply Chain Orchestration: Leveraging End-to-End Supply Chain Orchestration to Deliver Next Generation Supply Chain Management, Intelligence, and Responsiveness (Orquestração de Cadeia de Suprimentos: Utilizando a Orquestração de Cadeia de Suprimentos de Ponta a Ponta para Entregar Gestão de Cadeia de Suprimentos, Inteligência e Responsividade de Próxima Geração) (documento #CA52004924, abril de 2024)

Sobre a Kinaxis

A Kinaxis é líder global em orquestração de cadeias de suprimentos modernas. Servimos cadeias de suprimentos e as pessoas que as gerenciam em prol da humanidade. Nosso software é confiado por marcas globais renomadas para fornecer a agilidade e previsibilidade necessárias para navegar pela volatilidade e interrupções atuais. Combinamos nossa técnica patenteada de concorrência com uma abordagem centrada no ser humanoàinteligência artificial para capacitar empresas de todos os tamanhos a gerenciar sua rede de cadeia de suprimentos de ponta a ponta, desde o planejamento estratégico de vários anos até a execução, segundo a segundo, e a entrega no último quilômetro. Para mais notícias e informações, acesse kinaxis.com ou siga-nos no LinkedIn.

O texto no idioma original deste anúncio é a versão oficial autorizada. As traduções são fornecidas apenas como uma facilidade e devem se referir ao texto no idioma original, que é a única versão do texto que tem efeito legal.

Contato:

Relações com a mídia

Jaime Cook | Kinaxis

jcook@kinaxis.com

289-552-4640

Relações com investidores

Rick Wadsworth | Kinaxis

rwadsworth@kinaxis.com

613-907-7613

Fonte: BUSINESS WIRE

DINO