PTI lança edital para locação de boxes comerciais do Mercado Público

PTI lança edital para locação de boxes comerciais do Mercado Público

São 42 boxes comerciais que disputarão na modalidade de avaliação competitiva realizada de forma eletrônica; fique atento aos prazos. Expectativa de inauguração do Mercado Público é junho de 2024. 

O Parque Tecnológico Itaipu (PTI) publica nesta sexta-feira (12) o edital para locação de 42 boxes comerciais do Mercado Público, localizado em Foz do Iguaçu (PR). A disputa será na modalidade de avaliação competitiva e de forma eletrônica, do tipo maior lance de preço por lote (aqui entende-se, por box), no modo de disputa aberta. A sessão pública será realizada via sistema “Licitações-e” (www.licitacoes-e.com.br) durante todo o dia 29 de abril. 

Serão classificadas as propostas de maior oferta de preço por box, respeitados os valores mínimos e máximos estabelecidos, bem como critérios de desempate. Poderão participar da avaliação competitiva pessoas jurídicas cuja finalidade e ramo de atuação atendam a todas as condições e requisitos exigidos no edital e que estejam cadastradas no sistema “Licitacoes-e”. Todos os detalhes estão no edital e documentos anexos disponíveis em: https://portaldecompras.pti.org.br/. 

Conheça os segmentos de boxes contemplados — Os boxes disponíveis para locação contemplam uma ampla gama de segmentos, como restaurantes, cafeterias, empórios com produtos alimentícios típicos de diversas culinárias regionais, embutidos, panificados, bebidas, produtos naturais, hortifruti, antiguidades, bem-estar e beleza, entre outros. 

Sobre o Mercado Público — Construído pela Itaipu Binacional, o Mercado Público foi entregue em regime de comodato ao PTI, em fevereiro de 2024. Ele integra um rol de ações promovidas pela Itaipu em sua área prioritária. 

O diretor-geral brasileiro da Itaipu, Enio Verri, assinala que o Mercado foi concebido como um espaço plural, gerando oportunidades para pequenos comerciantes, associações sem fins lucrativos e cooperativas de artesanato e de base familiar. Segundo ele, o modelo reflete o compromisso da empresa e a orientação do Governo Federal de atuar como indutor para o desenvolvimento ambiental, social e econômico de Brasil e Paraguai.  

“Somente em Foz do Iguaçu, a partir de 2023, o pacote de investimentos supera os R$ 2 bilhões, incluindo a retomada das obras do campus da Unila (Universidade Federal da Integração Latino-Americana). É o maior investimento da história do município. E é dentro deste contexto que o Mercado surge como um novo atrativo turístico e espaço de convivência para a comunidade”, afirma. 

O Mercado será um presente de Itaipu para Foz do Iguaçu. A afirmação é do diretor de Coordenação da hidrelétrica, Carlos Carboni. “O Mercado Público vem para conectar a comunidade ao turista, a partir de um viés cultural, representando a característica multicultural de Foz do Iguaçu, além de valorizar a agricultura familiar e os produtores rurais locais, enquanto também oferece variedade gastronômica”. 

De acordo com o diretor de turismo do PTI, Yuri Benites, o modelo do edital busca proporcionar oportunidades a todos, incluindo pequenos empreendedores. “O valor considerado é meramente a composição de custos, excluindo lucros, seguindo a lógica do PTI de ser uma instituição sem fins lucrativos. Nosso foco está na estratégia do desenvolvimento territorial, buscando impulsionar o crescimento econômico de forma sustentável, sendo o Mercado um equipamento cultural, ponto de encontro da comunidade e atrativo turístico”, destacou. 

Boxes sociais — Além dos 42 boxes comerciais citados no edital lançado hoje, outros 12 boxes sociais serão destinados para associações sem fins lucrativos e cooperativas de artesanato ou de agricultura familiar, de pequeno porte. O edital designado para os espaços sociais está previsto para ser lançado na segunda quinzena deste mês de abril. A expectativa é que o Mercado Público seja inaugurado em junho de 2024, em comemoração ao aniversário da cidade.  

Contato — Para tirar dúvidas e obter mais informações relacionadas ao edital de locação dos boxes comerciais, contacte o Parque Tecnológico Itaipu pelo e-mail: mercadopublico@pti.org.br. 

 

Gilmar Ferreira

Rádios: Eden FM Centenário do Sul Rádio Colorado AM Rádio Menina FM de Blumenau Rádio Globo AM Blumenau Globo FM Maringá Rede de Rádios Maringá Metropolitana FM - Maringá Jovem Pan FM - Maringá Emissoras de TV: TV Maringá Band Maringá Record RIC TV Maringá RTV 10 Maringá Record News Rede Mercosul Estado do Paraná Outras informações: Cerimonialista Jornalista - MTB 0011341/PR

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *