Principais itens que devem ser checados na manutenção preventiva do veículo

Principais itens que devem ser checados na manutenção preventiva do veículo

A manutenção preventiva é a melhor maneira de garantir a segurança do veículo que precisa estar em boas condições de uso. Os cuidados são necessários porque as peças do veículo sofrem desgaste com o uso.

A falta de manutenção, além de acarretar problemas que podem comprometer o funcionamento do veículo em qualquer circunstância também é muito mais dispendiosa que a revisão preventiva.   

Para rodar com segurança e evitar paradas inesperadas é fundamental checar, periodicamente, alguns itens do veículo. “Manter o carro em boas condições de uso é dever de todo o motorista, por isso é importante ficar atento não só às recomendações do manual do proprietário, mas também levá-lo a um mecânico de confiança para uma revisão a cada 6 meses ou a cada 10 mil km para evitar problemas durante a condução do automóvel”, comenta Leandro Leite, coordenador de Assistência Técnica da Nakata.

Essenciais para a segurança do veículo, os sistemas de suspensão e de freio devem ser avaliados durante a manutenção preventiva automotiva. A parte da suspensão envolve vários itens que devem ser checados, tais como amortecedores, molas, braços oscilantes ou bandejas de suspensão, buchas de borracha, pivôs, barras estabilizadoras, kits contendo coxins, batentes e coifas.

Já no caso do freio, que também é composto por diversas peças, é importante verificar as condições do pedal, alavanca, disco de freio, tambor, pastilha, lona, pinça, sapata, servo freio, cilindro mestre e fluido, que deve ser substituído de acordo com as especificações do manual.

Os filtros, que desempenham um papel crucial no bom funcionamento do motor, também requerem atenção e trocas periódicas. Isso inclui o filtro de óleo, de ar e de combustível, além do lubrificante adequado. Se o veículo estiver equipado com ar-condicionado, também é necessário considerar a troca do filtro de cabine.

Outros itens que devem ser checados são o fluido do radiador, sistema elétrico, pneus, e o reparador não deve esquecer de passar o scanner no motor para diagnóstico de possíveis falhas do sistema de injeção eletrônica.

 

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