Congresso paranaense debate inovação, sustentabilidade e práticas de excelência
O XIV Congresso Científico e Cultural do Estado do Paraná (Conccepar) será realizado entre os dias 13 e 16 de maio em Campo Mourão (PR), no Câmpus do Centro Universitário Integrado.
O evento – que é organizado pela instituição e ensino superior e pelo Instituto Integrado de Ciência e Tecnologia (IN2) desde 2005 – terá palestrantes nacionais e internacionais, simpósio de educação, minicursos, mesas-redondas, oficinas, apresentações de startups do ecossistema de inovação do município e região, programação cultural, artística e sustentável.
São esperadas mais de 3 mil pessoas de todo Brasil envolvendo professores, estudantes e visitantes. As inscrições estão abertas e as vagas podem ser garantidas exclusivamente pelo site https://conccepar.grupointegrado.br/
Nas edições anteriores, mais de 26 mil pessoas estiveram nos encontros para falar sobre ciência, educação, cidadania, inovação, tecnologia, saúde, sustentabilidade e meio ambiente. Em 2024, o tema central do congresso será Inovação e Sustentabilidade Como Práticas Para a Excelência.
“Esse congresso é inovador e muito aguardado todos os anos. Por se tratar de um evento científico, é disruptivo ao adotar o formato de um festival noturno [sempre das 19h30 às 23h] com diversas atrações. Isso permite que o público transite em tendas de expositores, praça de alimentação, em diferentes ambientes e aprecie as apresentações culturais nos intervalos”, explica Mariana Pavanelli, supervisora de Extensão do Centro Universitário Integrado e organizadora do evento.
Clóvis de Barros Filho
A palestra de abertura do XIV Conccepar será ministrada pelo escritor, professor e doutor em Ciências da Comunicação pela ECA-USP, Clóvis de Barros Filho. O autor – que tem mais de 35 livros publicados – ficou conhecido por sua didática bem-humorada, capacidade de simplificar conceitos complexos da filosofia e suas conferências já foram ouvidas por milhões de pessoas em todo o Brasil, Uruguai, França, México, Argentina, Espanha e em Portugal.
Também na abertura do evento haverá um espetáculo de teatro – realizado pela equipe do Espaço Sou Arte – que vai instigar os espectadores a pensar sobre o tema da sustentabilidade.
Palestrantes internacionais
Entre os palestrantes internacionais confirmados estão o alemão Andrey Kinyakin; PhD em Política Comparada e especialista em Política Econômica Internacional, Assuntos Públicos e ESG. A russa Gushchina Yulia – diretora adjunta de assuntos internacionais do Instituto Médico da Universidade Russa da Amizade dos Povos – também vai compartilhar seus conhecimentos.
Já Elmer Pisfill, professor da Universidade Científica Del Sur, do Peru, vai falar sobre tecnologias emergentes; enquanto José Carlos Pereira de Morais – docente e coordenador do Instituto Superior Politécnico Gaya e professor adjunto convidado do Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto, em Portugal, falará sobre felicidade e sustentabilidade.
Paralelamente, o professor Francisco José Leandro – habilitado em Relações Internacionais pela Faculdade de Ciências Sociais da Universidade de Macau, China – vai partilhar conhecimentos sobre as publicações acadêmicas internacionais e a doutora Luong Thi Thu Thuy falará sobre a internacionalização na educação do Vietnã. As palestras internacionais terão traduções consecutivas.
O XIV Conccepar tem a colaboração de instituições estrangeiras parceiras do Integrado como a Universidade Ucatec, da Bolívia; a Yıldız Teknik Üniversitesi, da Turquia; a Universidade Científica Del Sur, do Peru e a Câmara de Inovação Brasil-Alemanha.
Espaços e premiações
O congresso de 2024 está dividido em três grandes espaços: sustentabilidade, educação, inovação; este último terá o apoio do Sebrae. “Será uma grande oportunidade para discutir como esse tema vem sendo trabalhado no município de Campo Mourão, que é a cidade top 8 no Paraná em número de startups”, destaca Fabrício Pelloso, head de Inovação do Centro Universitário Integrado.
Além das apresentações de pesquisas, o Conccepar vai premiar em dinheiro as três melhores produções científicas feitas por estudantes de pós-graduação, mestrado e doutorado – de instituições públicas e privadas – em todas as áreas do conhecimento.
Ganhadores em 2023
O acadêmico de psicologia do Centro Universitário Integrado, Alexandre Casarin de Lima, e sua equipe – Anderson Brandão dos Santos, Lais de Souza Braga, Lucineia Scheffer, Rosemeire do Carmo Martelo Cruz e Tânia Salci – chegaram ao segundo lugar em 2023. Eles inscreveram o trabalho “Mapeamento das unidades de saúde e profissionais na cidade de Campo Mourão: um estudo para o planejamento e monitoramento da saúde na região”.
Por meio de um levantamento feito no DataSus, a base de dados de saúde do governo federal, eles conseguiram contabilizar quantos profissionais de saúde, clínicas, consultórios e hospitais atuam na região e quais as especialidades de cada um. Assim, conseguiram entender em quais pontos de atendimento Campo Mourão é forte e em quais precisa melhorar e ter mais profissionais.
As sugestões foram levadas para o Conselho de Saúde da qual a equipe faz parte e estão ajudando na melhoria das políticas públicas da região. Este é apenas um exemplo de pesquisa científica que pode ajudar a cidade e o seu entorno a se desenvolver.
Simpósio Educacional
O II Simpósio Educacional Integrado acontece simultaneamente ao congresso. A ação é voltada aos professores, pedagogos e diretores de colégios públicos – municipais ou estaduais – de Campo Mourão.
“Essa atividade tem o apoio do Núcleo de Educação local e do Sebrae Educação Empreendedora. O objetivo é identificar as maiores necessidades de capacitação das escolas públicas e montar uma programação que ajude a melhorar a dinâmica em sala de aula e a qualidade do ensino”, conta a supervisora de Pesquisa do Integrado, Francielle Baptista.
Para 2024 essas qualificações englobam workshops de educação financeira, inteligência artificial, empreendedorismo, robótica, oficinas de português, gamificação e modelagem em matemática.
Outra atividade do simpósio envolve o Prêmio Instituto Integrado de Inovação Educacional. A ação vai laurear as melhores práticas pedagógicas realizadas nas escolas públicas locais em 2023 e que promoveram o desenvolvimento da autonomia e do protagonismo dos estudantes.
“Os ganhadores receberão mais de R$ 41 mil em bolsas de pós-graduação – ofertadas pelo Centro Universitário Integrado – e em serviços oferecidos pela plataforma Super Professor”, relata Francielle Baptista.
Pets, agronegócio, psicologia
Organizado pela Clínica Veterinária Integrado, o Pet Show Day vai ajudar a conscientizar os participantes sobre os benefícios de ter um animal de estimação.
A palestra “O papel da agricultura digital no cenário de inovações do agronegócio”, ministrada por Jessyka Zago; que é Líder Digital (PR/MS) na Bayer Crop Science, vai abordar as novidades deste setor que se reinventa a cada dia e é responsável por grande parte do PIB nacional.
Já a conferência “O atendimento psicológico em situações de crise” – conduzida por Keila Lumi Sugahara, especialista em Saúde na Atenção à Urgência e Emergência – vai trazer reflexões sobre como lidar com momentos delicados que afetam nossas vidas.
O XIV Conccepar é organizado pelo Centro Universitário Integrado e pelo Instituto Integrado de Ciência e Tecnologia (IN2) desde 2005.
Serviço
O que: XIV Congresso Científico e Cultural do Estado do Paraná (Conccepar)
Quando: De 13 a 16 de maio, das 19h30 às 23h
Onde: No Câmpus do Centro Universitário Integrado [Rua Lauro de Oliveira de Souza, 440, Área Urbanizada II, Campo Mourão-PR]
Informações e inscrições: Pelo site https://conccepar.grupointegrado.br/
Sobre o Centro Universitário Integrado
Localizado em Campo Mourão (PR), o Centro Universitário Integrado oferece, há mais de 25 anos, ensino superior de excelência reconhecido pelo MEC com nota máxima (5) no Conceito Institucional e IGC 4; o maior do Noroeste do Paraná. Preocupado com o que o mercado necessita, busca ofertar um ensino de qualidade voltado às competências que precisam ser desenvolvidas por todos os profissionais.
Para isso, conta com infraestrutura moderna, laboratórios com tecnologia de ponta, metodologias de ensino inovadoras e corpo docente com forte experiência acadêmica e vivência prática.
Atualmente, o Integrado oferece mais de 55 cursos de graduação presencial, semipresencial e a distância, incluindo Direito, Medicina e Odontologia e mais de 100 cursos de pós-graduação em diversas áreas do conhecimento.