UniBrasil realiza testes rápidos e orienta a sociedade sobre medidas de prevenção contra a dengue

UniBrasil realiza testes rápidos e orienta a sociedade sobre medidas de prevenção contra a dengue

A prevenção segue sendo uma das grandes aliadas contra a dengue. É por isso que o Centro Universitário UniBrasil se mantém ativo no combate ao mosquito da dengue, realizando diversas ações preventivas e informativas. Além disso, o centro universitário tem disponível na farmácia aberta à comunidade testes rápidos de dengue e de Covid-19, que podem ser adquiridos a preços populares e orientações para as pessoas.

De acordo com Leila Vargas Barroso, farmacêutica da farmácia escola do UniBrasil, os sintomas da dengue a serem observados são: febre alta acima de 38.5ºC, dores musculares intensas, dor ao movimentar os olhos, mal-estar, falta de apetite, dor de cabeça e manchas vermelhas no corpo.

“Os sintomas iniciais de muitos processos infecciosos virais são muito semelhantes. Então, é muito importante evitar a automedicação para impossibilitar as formas mais graves da dengue, que pode ser agravada com o uso de anti-inflamatórios não esteroidais, normalmente usados para dor e febre. Na dúvida, é fundamental procurar orientação médica e/ou farmacêutica”, enfatiza Leila.

Ela destaca, ainda, a importância de fazer o teste rápido da dengue logo que apresentar os primeiros sintomas.

“A identificação do contágio através do teste rápido possibilita um tratamento mais direcionado e específico para combater os sintomas do quadro viral e prevenir as complicações hematológicas da dengue como a forma hemorrágica”, orienta e acrescenta. “Já os testes de Covid deverão obedecer ao critério de coleta após o 3° dia do aparecimento dos sintomas”.

Números da dengue em Curitiba

Segundo informações da Prefeitura de Curitiba, até o último dia 22 de maio, a capital paranaense contabilizou um total de 8.625 casos de dengue, sendo 3.199 importados – ou seja, aqueles em que a contaminação acontece fora do município, e 5.426 autóctones, em que a transmissão é local.

Neste cenário, o Tatuquara é o distrito sanitário mais afetado, com 1.740 casos. Na sequência estão o Cajuru (1.658), CIC (1.063), Bairro Novo (971), Boqueirão (690), Boa Vista (670), Portão (563), Matriz (491), Pinheirinho (421) e Santa Felicidade (358).

Ações de prevenção à dengue

O UniBrasil realiza também um trabalho de orientação à comunidade e aos seus colaboradores e alunos, pois acredita no impacto preventivo da conscientização da população de modo geral.

“Ações envolvendo educação em saúde, como palestras, cartazes, mídias sociais, medidas de cuidado e prevenção, como a vacinação, sejam elas farmacológicas ou não, alcançam grandes resultados, pois além da informação ser transmitida da forma correta, ainda é propagada em casa, entre os familiares e também aos amigos e conhecidos”, considera a farmacêutica.

Veja algumas medidas de prevenção contra o mosquito da dengue
A primeira medida de prevenção está relacionada ao combate ao mosquito, ou seja, ao vetor Aedes aegypti.

Neste sentido, alguns cuidados são importantes, tais como:

  • Mantenha bem tampados: caixas, tonéis e barris de água;
  • Coloque o lixo em sacos plásticos e mantenha a lixeira sempre bem fechada;
  • Não jogue lixo em terrenos baldios;
  • Se for guardar garrafas de vidro ou plástico, mantenha-as sempre com a boca para baixo;
  • Não deixe a água da chuva acumular sobre laje e calhas entupidas;
  • Encha os pratinhos ou vasos de planta com areia até a borda;
  • Se for guardar pneus velhos em casa, retire toda a água e mantenha-os em locais cobertos, protegidos da chuva;
  • Limpe as calhas com frequência, evitando que galhos e folhas possam impedir a passagem da água;
  • Lave com frequência, com água e sabão, os recipientes utilizados para guardar água, pelo menos uma vez por semana;
  • Os vasos de plantas aquáticas devem ser lavados com água e sabão, semanalmente. É importante trocar a água desses vasos com frequência;
  • Piscinas e fontes decorativas devem ser sempre limpas e cloradas;
  • Sempre que possível evite o cultivo de plantas como bromélias ou outras que acumulem água em suas partes externas.

O segundo método preventivo é o uso de repelente, tanto de uso pessoal quanto doméstico. E por fim, a terceira conduta preventiva é a vacinação contra a dengue. “A vacinação contra a dengue reduz o risco de infecção sintomática, hospitalizações e da morbimortalidade pela doença e chega como importante aliado no combate ao vírus”, finaliza Leila.

Para saber mais

O horário de funcionamento da Farmácia Escola do UniBrasil é de segunda a sexta das 8h às 12h30 e das 13h30 às 17h. O contato para orientações poderá ser realizado através do telefone/whatsApp (41) 3361-4378, pelo e-mail farmaciaescola@unibrasil.com.br ou ainda pessoalmente na Farmácia Escola no campus da instituição de ensino.

Redação O Diário de Maringá

Redação O Diário de Maringá

Notícias de Maringá e região em primeira mão com responsabilidade e ética

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *