Por meio do ProZeis, gestão Ulisses Maia/Scabora beneficia 320 famílias com moradia própria
O sonho da moradia própria virou realidade para mais 320 famílias maringaenses. A gestão Ulisses Maia/Scabora realizou neste sábado, 22, a entrega do ‘Solar das Araucárias’, o quinto empreendimento viabilizado pelo Programa Zonas Especiais de Interesse Social (ProZeis). Com o novo empreendimento, o programa chega a mais de 1,2 mil unidades habitacionais entregues.
Localizado na Rua Pequi, no Jardim Tropical, o ‘Solar das Araucárias’ possui 17 mil metros quadrados de área construída. Os apartamentos têm 45 metros quadrados, com dois quartos, um banheiro, sala e cozinha integradas e sacada. Construído pela Yticon, o condomínio tem área de lazer completa, com piscina adulta e infantil, playground, quadra esportiva, área de lazer para animais de estimação e espaço gourmet com churrasqueira. O residencial, que fica próximo ao Hospital Universitário, tem toda infraestrutura externa pronta.
As famílias com até três salários mínimos tiveram acesso a subsídio de R$ 15 mil por meio do Programa Casa Fácil Paraná, do Governo do Estado, além de R$ 23 mil do Programa Minha Casa Minha Vida e possibilidade de abatimento pelo Fundo de Garantia (FGTS).
Quer ficar bem informado entre no grupo do O Diário de Maringá aqui
Crislaine da Silva, 33 anos, foi uma das contempladas com a moradia própria no ‘Solar das Araucárias’. Ela reside em Maringá há 14 anos e realizou o sonho da família, formada por ela, marido e dois filhos. “Sentimento de gratidão. Cada conquista será sempre uma vitória e deve ser comemorada. Assim como nós, várias outras famílias terão a oportunidade de adquirir sua casa própria”, afirma.
O prefeito Ulisses Maia destacou que o ProZeis é referência nacional em habitação e é a consolidação de um sonho para muitas famílias. “Quando pensamos nesse programa, sabíamos do potencial revolucionário que teria. Hoje, ultrapassamos a marca de 1,2 mil apartamentos entregues por meio dessa política pública. É garantia de moradia própria por meio de financiamento acessível”, reforçou.
Novo Colunista: Alexandre Garcia chega ao O Diário de Maringá
Criado pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Urbanismo e Habitação (Seurbh), o ProZeis permite que áreas que antes não poderiam receber edifícios verticais passem a ter potencial construtivo para habitação vertical. Em contrapartida, um terço das unidades deve ser destinado para famílias com renda de até três salários mínimos e as demais para famílias com até seis salários mínimos. O financiamento possui mensalidade com valor inferior ao aluguel padrão e isenção do Imposto sobre Transmissão de Bens Imóveis (ITBI) na aquisição do imóvel. As construtoras não pagam IPTU e ISS de construção civil durante a obra.
Com o ‘Solar das Araucárias’, a Prefeitura chega a mais de 1,2 mil unidades entregues por meio do ProZeis. Já foram entregues 176 unidades habitacionais do ‘Condomínio Villagio Azaleia’, 224 do ‘Residencial Manacá’, 320 do ‘Solar das Laranjeiras’ e 200 do ‘Residencial Maragogi’. Além disso, mais 1,2 mil apartamentos estão em construção pelo programa e serão entregues nos próximos meses, com o ‘Soladio Itália I e II, Residencial Maraú, Residencial Marapé, Parque do Japão, Terra de Santa Cruz I e II e Rebouças.
Assista a TV Diário