“Dicionário Aurélia”: universitários desenvolvem guia para combater assédio contra mulheres

“Dicionário Aurélia”: universitários desenvolvem guia para combater assédio contra mulheres

Mansplaining, bropropriating e gaslighting são alguns dos termos abordados no material

Um grupo de estudantes dos cursos de Comunicação e Design da Universidade Positivo (UP) desenvolveu um projeto para combater e conscientizar sobre o assédio sofrido pelas mulheres no ambiente de trabalho. Alinhado ao Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) número 5 da ONU, que fala sobre Igualdade de Gênero, os universitários desenvolveram o Dicionário Aurélia, que explica termos machistas que as mulheres ouvem diariamente.

O projeto nasceu a partir de uma pesquisa sobre assédio feita com mulheres. Esse levantamento revelou a gravidade do problema do assédio no mercado de trabalho, o que motivou os estudantes a criarem um material de conscientização. “Além da explicação dos termos, o dicionário traz exemplos desses termos no ambiente de trabalho no formato de tirinhas, a fim de facilitar o entendimento do que cada uma das expressões significa”, explica a coordenadora dos cursos de Design Visual e Design de Moda da UP, Gabriela Vargas.

Além de termos já mais difundidos na sociedade, como mansplaining (quando um homem explica algo de forma condescendente para a mulher, geralmente um assunto sobre o qual ela tem propriedade), o dicionário traz também termos menos conhecidos, como o bropropriating (quando um homem rouba a ideia de uma mulher e a divulga como se fosse sua), que são situações que as mulheres encaram frequentemente nos ambientes corporativos.

“Os termos que incluímos no material foram escolhidos por meio da pesquisa que realizamos com as mulheres e também por estudos. Com as respostas que levantamos, percebemos quais são os comportamentos mais frequentes no mercado de trabalho em relação ao preconceito contra as mulheres”, afirma Giselly Inocente, estudante do curso de Publicidade e Propaganda da UP e aluna líder do projeto.

A leitura completa do material pode ser feita por meio deste link. O Dicionário Aurélia também tem uma página no Instagram, onde todos os estudantes envolvidos no projeto mostram mais detalhes por trás do desenvolvimento do mesmo.

Sobre a Universidade Positivo

A Universidade Positivo é referência em Ensino Superior entre as IES do Estado do Paraná e é uma marca de reconhecimento nacional. Com salas de aula modernas, laboratórios com tecnologia de ponta e mais de 400 mil metros quadrados de área verde no campus sede, a Universidade Positivo é reconhecida pela experiência educacional de mais de três décadas. A Instituição conta com três unidades em Curitiba (PR) e uma em Londrina (PR), e mais de 70 polos de EAD no Brasil. Atualmente, oferece mais de 60 cursos de graduação, centenas de programas de especialização e MBA, cinco programas de mestrado e doutorado, além de cursos de educação continuada, programas de extensão e parcerias internacionais para intercâmbios, cursos e visitas. Além disso, tem sete clínicas de atendimento gratuito à comunidade, que totalizam cerca de 3.500 metros quadrados. Em 2019, a Universidade Positivo foi classificada entre as 100 instituições mais bem colocadas no ranking mundial de sustentabilidade da UI GreenMetric. Desde março de 2020 integra o Grupo Cruzeiro do Sul Educacional. Mais informações em up.edu.br/

Redação

Redação

Desde 1998, a Central Press ajuda a construir, ampliar, zelar e valorizar a reputação de empresas de vários portes e setores, com atuação nacional e internacional. É uma agência de comunicação “full service” com sólida experiência, que está em constante evolução. Afinal, é formada por profissionais inquietos e pautados pela criatividade. Dispõe de uma equipe multidisciplinar, com amplo conhecimento de mercado (Business Knowledge) e relacionamento estreito com lideranças e formadores de opinião. É formada por jornalistas, relações públicas, publicitários e especialistas em reputação, marketing, branding e comunicação empresarial. Atualmente, tem operações em Curitiba, Campo Grande, Cuiabá, Porto Alegre, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo, além de escritórios de agências parceiras em Londres, Nova Iorque, Boston e Doha.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *